
Operação em SP investiga fraude bilionária com sonegação de impostos no setor de combustíveis
Ação criminosa já causou prejuízo de R$ 26 bilhões

Caso foi registrado na última quarta-feira, e a intoxicação ocorreu durante um almoço em família numa chácara na zona rural
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f551ea7087a47f39ead75f64041559a/internal_photos/bs/2025/M/0/LXNDOgSEOEISmfA7pSJQ/falsa-couve.png)
Quatro pessoas foram internadas em estado grave, em Patrocínio, no Alto Paranaíba, após comerem nicotiana glauca, uma planta tóxica conhecida como falsa couve. O caso foi registrado na última quarta-feira, e a intoxicação ocorreu durante um almoço em família numa chácara na zonDa rural. A falsa couve tem folhas mais finas, textura aveludada e coloração verde-acinzentada.
— A verdadeira tem nervuras bem marcadas, mas a dica é não consumir sem certeza da procedência — alerta Amanda Danuello, especialista em química de produtos naturais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU-MG).
Entre os intoxicados estavam uma mulher de 37 anos e três homens, de 60, 64 e 67. O mais velho recebeu alta na quinta-feira. Uma criança de 2 anos também foi hospitalizada, mas apenas para observação, já que não comeu a planta. A mulher está em estado gravíssimo com lesão cerebral, um idoso saiu do coma e o outro permanece em coma induzido. A atualização do boletim médico foi divulgada ontem pela Secretária de Saúde do município.
Na quarta-feira, por volta das 15h, eles passaram mal e foram atendidos por equipes do Corpo de Bombeiros, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Polícia Militar. No momento do socorro, as vítimas chegaram a sofrer paradas cardiorrespiratórias, mas os socorristas conseguiram reverter o quadro ainda no local.
Todos foram encaminhadas para a Santa Casa de Patrocínio e para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
— Nossa equipe da Vigilância Sanitária atuou imediatamente assim que eles deram entrada na UPA e na Santa Casa, para que pudéssemos ofertar um cuidado de forma rápida — disse a secretária de Saúde de Patrocínio, Luciana Rocha.
Segundo os bombeiros, a família se mudou recentemente para a chácara e acreditava que a planta nicotiana glauca, colhida no terreno, era um pé de couve, devido à semelhança com o vegetal. Os moradores prepararam a folha refogada e serviram no almoço.
Também chamada de charuteira, tabaco-arbóreo ou fumo bravo, a nicotiana glauca é comum em áreas rurais e à beira de estradas. Altamente tóxica, a planta contém uma substância chamada anabazina, que causa paralisia muscular e respiratória e pode até levar à morte.
BS20251013063058.1 – https://extra.globo.com/brasil/noticia/2025/10/saiba-como-identificar-falsa-couve-que-deixou-quatro-pessoas-internadas-em-estado-grave.ghtml

Ação criminosa já causou prejuízo de R$ 26 bilhões

Desperdício representa 40,31% da água produzida

Ele foi atingido por um tiro de fuzil na barriga

Duas pessoas tiveram crise de ansiedade e 19 inalaram fumaça
