
Fraudes no INSS: Polícia Federais deflagra nova fase de operação em oito estados
Operação sem Desconto cumpre 66 mandados de busca e apreensão
Caso foi registrado na última quarta-feira, e a intoxicação ocorreu durante um almoço em família numa chácara na zona rural
Quatro pessoas foram internadas em estado grave, em Patrocínio, no Alto Paranaíba, após comerem nicotiana glauca, uma planta tóxica conhecida como falsa couve. O caso foi registrado na última quarta-feira, e a intoxicação ocorreu durante um almoço em família numa chácara na zonDa rural. A falsa couve tem folhas mais finas, textura aveludada e coloração verde-acinzentada.
— A verdadeira tem nervuras bem marcadas, mas a dica é não consumir sem certeza da procedência — alerta Amanda Danuello, especialista em química de produtos naturais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU-MG).
Entre os intoxicados estavam uma mulher de 37 anos e três homens, de 60, 64 e 67. O mais velho recebeu alta na quinta-feira. Uma criança de 2 anos também foi hospitalizada, mas apenas para observação, já que não comeu a planta. A mulher está em estado gravíssimo com lesão cerebral, um idoso saiu do coma e o outro permanece em coma induzido. A atualização do boletim médico foi divulgada ontem pela Secretária de Saúde do município.
Na quarta-feira, por volta das 15h, eles passaram mal e foram atendidos por equipes do Corpo de Bombeiros, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Polícia Militar. No momento do socorro, as vítimas chegaram a sofrer paradas cardiorrespiratórias, mas os socorristas conseguiram reverter o quadro ainda no local.
Todos foram encaminhadas para a Santa Casa de Patrocínio e para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
— Nossa equipe da Vigilância Sanitária atuou imediatamente assim que eles deram entrada na UPA e na Santa Casa, para que pudéssemos ofertar um cuidado de forma rápida — disse a secretária de Saúde de Patrocínio, Luciana Rocha.
Segundo os bombeiros, a família se mudou recentemente para a chácara e acreditava que a planta nicotiana glauca, colhida no terreno, era um pé de couve, devido à semelhança com o vegetal. Os moradores prepararam a folha refogada e serviram no almoço.
Também chamada de charuteira, tabaco-arbóreo ou fumo bravo, a nicotiana glauca é comum em áreas rurais e à beira de estradas. Altamente tóxica, a planta contém uma substância chamada anabazina, que causa paralisia muscular e respiratória e pode até levar à morte.
BS20251013063058.1 – https://extra.globo.com/brasil/noticia/2025/10/saiba-como-identificar-falsa-couve-que-deixou-quatro-pessoas-internadas-em-estado-grave.ghtml
Operação sem Desconto cumpre 66 mandados de busca e apreensão
Participam agentes de 15 estados e do Distrito Federal
São Paulo concentra 82,49% do total, com 15 casos confirmados e 164 em investigação
Mandados judiciais estão sendo cumpridos em três estados