Brasília Agora
Brasília Agora


ESPORTES

Salário de ‘guru da aerodinâmica’ na Aston Martin só fica abaixo dos de Verstappen e Hamilton na F1; veja valores

11 de setembro, 2024 / Por: Agência O Globo

Adrian Newey, responsável por todos os veículos campeões da RBR, anunciou saída do cargo após sequência de turbulências na equipe

Salário de ‘guru da aerodinâmica’ na Aston Martin só fica abaixo dos de Verstappen e Hamilton na F1; veja valores
Adrian Newey acerta com Aston Martin — Foto: Reprodução/YouTube

A Aston Martin anunciou a contratação do engenheiro Adrian Newey, detentor de 25 títulos na Fórmula 1. Considerado o principal projetista da História da modalidade, o britânico atuará na nova equipe a partir de 2025. Em entrevista coletiva, o profissional de 65 anos afirmou que “precisava de um novo desafio” na carreira. Ele estava na Red Bull desde 2006, quando a escuderia foi criada, e chega à nova casa com um dos maiores salários do esporte — só perderia para os pilotos supercampeões Max Verstappen, da RBR, e Lewis Hamilton, que deixa a Mercedes rumo à Ferrari no próximo ano.

Na Aston Martin, Newey vai trabalhar com dois pilotos de perfis distintos, o veterano espanhol Fernando Alonso, bicampeão do mundo em 2005 e 2006, e o filho do chefe, Lance Stroll, de 26 anos. De acordo com a rede britânica BBC, Newey vai receber 30 milhões de libras por ano (35,5 milhões de euros, ou R$ 220 milhões), fora os bônus e repasses decorrentes de ações da escuderia.

Os valores, também citados pelo Daily Mail, só não seriam maiores que os recebidos pelo holandês tricampeão Verstappen e pelo britânico Hamilton, de acordo com dados que circularam à época em que a Ferrari anunciou o acerto com o heptacampeão e em relatos de negociações posteriores. A Forbes, revista especializada em economia e finanças, publicou em setembro uma lista com valores semelhantes. Compare:

Max Verstappen (Red Bull): US$ 55 milhões

Lewis Hamilton (Mercedes – Ferrari): US$ 44 milhões (pelo menos 40 milhões de euros na Ferrari, segundo Mail Sport)

Adrian Newey (Aston Martin): US$ 39 milhões (30 milhões de libras, segundo a BBC)

Salários dos demais pilotos

Charles Leclerc (Ferrari): US$ 34 milhões de euros (pode ser maior em novo contrato, segundo Mail Sport)

Lando Norris (McLaren): US$ 20 milhões

Fernando Alonso (Aston Martin): US$ 18 milhões

Checo Pérez (Red Bull): US$ 10 milhões

Valtteri Bottas (Alfa Romeo): US$ 10 milhões

George Russell (Mercedes): US$ 8 milhões

Esteban Ocon (Alpino): US$ 6 milhões

Pierre Gasly (Alpine): US$ 5 milhões

Kevin Magnussen (Haas): US$ 5 milhões

Alex Albon (Williams): US$ 3 milhões

Lance Stroll (Aston Martin): US$ 2 milhões

Nico Hülkenberg (Haas): US$ 2 milhões

Guanyu Zhou (Alfa Romeo): US$ 2 milhões

Oscar Piastri (McLaren): US$ 2 milhões

Yuki Tsunoda (AlphaTauri): US$ 1 milhão

Daniel Ricciardo (AlphaTauri): US$ 1 milhão

Logan Sargeant (Williams): US$ 1 milhão

Fechado com a Aston Martin, Adrian Newey era disputado pela própria Ferrari e havia sido cotado também por Williams e McLaren. Os valores da transação frearam as tratativas e o colocaram no caminho da escuderia de Stroll.

— É a notícia mais emocionante para a Fórmula 1 em geral, eu penso. Adrian Newey se juntará a nós como acionista e sócio-gerente técnico da equipe de Fórmula 1 — destacou Stroll. — Adrian é indiscutivelmente o melhor do mundo naquilo que faz. Não tem ninguém que chegou perto de ganhar tantos campeonatos como ele ganhou. Ele é um vencedor, e tem paixão e desejo de vencer, como outras pessoas deste edifício. Queremos ganhar.

Em suas primeiras palavras na nova “casa”, Newey destacou que busca um novo desafio na carreira de engenheiro de automobilismo.

— Você tem que se manter atualizado e eu precisava de um novo desafio para fazer isso. Lawrence e eu nos conhecemos ao longo dos anos. Anunciei que estava deixando minha equipe e estou lisonjeado com o interesse de tantas equipes. Mas Lawrence e seu entusiasmo são muito persuasivos. Se você olhar para trás, há 20 anos, os líderes da equipe eram os donos, e nesta ele é o único dono ativo da equipe. É um sentimento diferente. A opção de ser acionista, nunca tinham me oferecido. Eu queria evoluir e isto foi uma decisão natural — ressaltou, na coletiva.

O lendário projetista vai trabalhar com o espanhol Fernando Alonso. Ao longo da carreira, Newey passou WIlliams, McLaren e Red Bull. Foi parceiro dos pilotos Nigel Mansell, Alain Prost, Damon Hill, Jacques Villenueve, Mika Hakkinen, Sebastian Vettel e Max Verstappen. Conquistou, no período, 25 títulos mundiais na Fórmula 1: 13 de pilotos e 12 de construtores.

Newey entrou na mira das principais equipes da modalidade depois de confirmar que deixaria a Red Bull Racing em 2025 após uma sequência de turbulências nos bastidores da equipe de Milton Keynes.

— Ele é uma lenda do esporte. Sinto-me privilegiado por competir nos últimos 20 anos compartilhando o esporte com Adrian (Newey). É um privilégio [ele] estar sendo associado à Aston Martin, um bom sinal e uma boa notícia para nós — afirmou Alonso, meses atrás, ao canal DAZN.

Durante o Grande Prêmio da Inglaterra, a imprensa britânica já noticiara que estavam avançadas as negociações entre a Aston Martin e o projetista.

Aos 65 anos, o britânico disse em maio que buscaria “novos desafios” na carreira. Foram sete títulos em Milton Keynes: quatro com o alemão Vettel e três com o holandês Verstappen. Desde então, passou a ser um dos nomes mais comentados no paddock dos GPs.

“O ‘guru’ da aerodinâmica na F1, considerado por muitos o melhor projetista da história, é o homem que todos desejam. É lógico. Num esporte onde, sem um bom carro, é impossível aspirar à vitória por mais mãos que se tenha, Newey é garantia de sucesso e mais importante que um piloto”, resumiu o diário espanhol Mundo Deportivo.

A contratação do britânico era tida como certa na Ferrari, numa missão de “devolver a glória” à escuderia italiana a partir de 2025, ao lado do novo piloto, Lewis Hamilton. Segundo ‘La Gazzetta dello Sport’, porém, o engenheiro teria exigido a contratação de 20 engenheiros de seu círculo próximo.

Os custos e a reorganização interna que isso demandaria teriam esfriado as conversas e aberto caminho para as negociações com a Aston Martin. Além disso, diz-se no paddock que a intenção de Newey era ficar no Reino Unido.

A Aston Martin, que tem como objetivo conquistar o título mundial a médio prazo, não para de se reforçar em termos técnicos e de infraestrutura. Um dia depois de anunciar a saída “imediata” da Ferrari, o engenheiro italiano Enrico Cardile fechou contrato com a Aston Martin, onde vai trabalhar a partir de 2025.

Desde que o canadense Lawrence Stroll comprou a equipe, em 2021, o número de funcionários na fábrica de Silverstone passou de 300 para 850 e, nos próximos meses, novas instalações serão inauguradas, uma delas com um túnel de vento de última geração.


BS20240911123723.1 – https://oglobo.globo.com/esportes/noticia/2024/09/11/salario-de-guru-da-aerodinamica-na-aston-martin-so-fica-abaixo-dos-de-verstappen-e-hamilton-na-f1-veja-valores.ghtml