
Plano Piloto recebe ação de acolhimento da população em situação de rua
Abordagem está prevista para ocorrer neste sábado (12) e no domingo (13) e vai passar por sete pontos
Encontro organizado pela Secretaria de Saúde levou informação e escuta acolhedora a pacientes da melhor idade
Fotos: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF
O Centro de Especialidades para Atenção às Pessoas em Situação de Violência Sexual, Familiar e Doméstica (Cepav) de São Sebastião – conhecido como Cepav Tulipa – realizou, na terça-feira (10), uma ação educativa voltada para pacientes idosos da região. A atividade, alusiva ao Junho Violeta, teve como objetivo conscientizar sobre as diversas formas de violência contra a pessoa idosa.
Em uma sessão de conversa participativa, as servidoras do centro compartilharam informações sobre os direitos da população acima de 60 anos e abordaram maneiras de identificar diferentes tipos de violência, como física, psicológica e patrimonial. Por meio de dinâmicas, os participantes puderam dividir vivências e relatos pessoais.
Segundo Fernanda Andrade, assistente social e chefe substituta do Núcleo de Prevenção e Assistência a Situações de Violência (Nupav) da Região de Saúde Leste, os casos de violência contra idosos ainda são subnotificados no país. “A pessoa idosa costuma ser invisibilizada. Muitas vezes, o próprio responsável pelos cuidados é quem pratica negligência, abandono ou violência patrimonial”, alerta.
Fernanda também destacou o papel dos Cepavs na rede de proteção: “Oferecemos acolhimento biopsicossocial, com acompanhamento terapêutico, médico e social para pessoas em situação de violência, em todas as fases da vida – crianças, adolescentes, adultos e idosos”.
Antonia Pereira da Silva, 62 anos, moradora de São Sebastião, participou pela primeira vez de um encontro no Cepav Tulipa, realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 da região. Para ela, a experiência foi transformadora. “Foi ótimo, gostei muito. Às vezes a gente não tem com quem conversar, mas aqui é diferente. A gente encontra pessoas amigas, que entendem a gente”, contou.
De acordo com o Boletim Epidemiológico de Violência Contra a Pessoa Idosa, elaborado pelo Núcleo de Estudos, Prevenção e Atenção às Violências (Nepav) da Secretaria de Saúde (SES-DF), entre 2014 e 2023 foram registradas 1.892 ocorrências no Distrito Federal. Metade dos casos envolveu pessoas com idade entre 60 e 69 anos, e 64% das vítimas eram mulheres.
As denúncias de violência contra a pessoa idosa podem ser feitas pelo Disque 100, da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos. O serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive feriados.
*Com informações da Secretaria de Saúde (SES-DF)
Abordagem está prevista para ocorrer neste sábado (12) e no domingo (13) e vai passar por sete pontos
Aulas de Revisão para Obtenção da CNH serão nos dias 26 e 27 de julho, e Noções de Mecânica para Mulheres, de 28 de julho a 1º de agosto
Local terá 200 vagas e será o único em funcionamento no país a aceitar pets; acolhidos receberão, além do lugar para dormir, transporte, refeições e acompanhamento socioassistencial
Veículos passam a operar pela Avenida São João Paulo Segundo, recentemente aberta