
SES-DF reforça estratégias para proteção de bebês prematuros contra VSR
Profissionais de saúde passam por capacitação para aplicação do medicamento contra bronquiolite

Talvez você esteja se descuidando sem saber. Existem erros que podem ser cometidos no dia a dia e que você deve conhecer
A saúde bucal ou bucodental é o estado de bem-estar da boca e dos dentes que permite seu funcionamento adequado e confortável, bem como uma aparência esteticamente satisfatória. No entanto, existem muitos erros que podem ser cometidos no dia a dia e que você deve conhecer.
Assim como outras áreas do corpo, sua boca está cheia de bactérias, a maioria inofensivas. Mas sua boca é o ponto de entrada para suas vias digestivas e respiratórias, e algumas dessas bactérias podem causar doenças.
Muitas vezes, sem nem perceber, cometemos erros que podem ter um impacto negativo na saúde bucal e entre eles estão:
A maioria das pessoas não escova os dentes por tempo suficiente. Segundo um estudo realizado pela Universidade do Chile, deve-se aplicar uma estratégia educativa chamada 2 x 2 x 2, que sugere que a escovação seja realizada, pelo menos, 2 vezes ao dia, por 2 minutos e com 2 centímetros de pasta, pois uma escovação rápida não elimina totalmente a placa bacteriana, o que aumenta o risco de cáries e doenças das gengivas.
Surpreendentemente, segundo diversos estudos realizados em diferentes países, apenas 30% das pessoas no mundo utilizam fio dental diariamente. Ignorar este passo é crucial, já que a escovação sozinha nem sempre é suficiente para limpar entre os dentes.
O fio dental ajuda a eliminar os restos de alimentos que ficam presos entre os dentes e nas gengivas, evitando assim a acumulação de placa bacteriana que pode provocar, a longo prazo, periodontite ou gengivite.
O sobrepeso e a obesidade, que juntos afetam 61% dos brasileiros, estão associados a um aumento na taxa de ingestão energética devido à alta disponibilidade de alimentos ricos em calorias e a uma redução na taxa de gasto energético. Mas o problema se estende à saúde bucal, já que o excesso de açúcar na dieta é um dos principais contribuintes para as cáries dentárias.
Um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de periodontite é o hábito de fumar. Além disso, o consumo de tabaco é o principal fator de risco prevenível de múltiplas doenças e mortes no mundo atual. Representa um dos maiores problemas para a saúde pública devido ao seu alto custo social e econômico para o país e sua população. O tabagismo está relacionado com cerca de 6 milhões de mortes anuais a nível mundial.
Uma alimentação rica em frutas, verduras e cálcio é recomendável para a saúde dental. O cálcio é crucial para a fortaleza dos seus dentes e gengivas, e o relatório das Nações Unidas Panorama da segurança alimentar e nutricional 2022 assegurou que 22,5% das pessoas na América Latina e no Caribe não contam com meios suficientes para acessar uma dieta saudável.

Profissionais de saúde passam por capacitação para aplicação do medicamento contra bronquiolite

Neurologista do Hospital de Base afirma que a doença não tem cura, mas não é sentença de morte

De acordo com a Polícia Militar do Distrito Federal, Ceilândia e Brasília lideram ranking de prisões

Funções operacionais concentram a maior parte das vagas; oportunidades se distribuem por várias regiões do DF
