Brasília Agora
Brasília Agora


DESTAQUE

População do Recanto das Emas tem acesso a consultas e exames

3 de outubro, 2024 / Por: Agência Brasília

O programa Saúde Mais Perto do Cidadão que leva serviços em saúde às regiões administrativas já realizou 55 mil atendimentos

População do Recanto das Emas tem acesso a consultas e exames
Foto: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília

Até sábado (5), o Recanto das Emas será palco da nova edição do Saúde Mais Perto do Cidadão. O programa do Governo do Distrito Federal (GDF) desembarcou na cidade nesta quarta-feira (2) com a oferta de serviços públicos gratuitos em saúde, que vão desde consultas de rotina até a realização de exames de sangue, mamografia, eletrocardiograma e outros.

A vice-governadora Celina Leão lembra que, desde que foi instituído, em agosto, o projeto itinerante já fez mais de 55 mil atendimentos. “A ação do GDF, por meio da Secretaria de Saúde, cumpre uma diretriz dada pelo nosso governador Ibaneis Rocha: levar os serviços públicos para quem mais precisa”, enfatiza.

“O Saúde Mais Perto do Cidadão garante que muita gente que talvez não tenha como se deslocar usufrua de diversos tipos de atendimentos e exames. É também uma forma de aproximar o poder público da população e refletir em mais qualidade de vida para todas as pessoas do DF”, prossegue a gestora.

O programa Saúde Mais Perto do Cidadão chegou ao Recanto das Emas nesta quarta (2) e fica na cidade até sábado (5), em estrutura montada no estacionamento da Biblioteca Pública Lúcio Costa | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

A estrutura está montada no estacionamento da Biblioteca Pública Lúcio Costa, na Quadra 302. No local, ao longo dos quatro dias, serão oferecidos atendimentos nas áreas de clínica médica, nutrição, psicologia, serviço social, ginecologia, nefrologia, cardiologia, endocrinologia, urologia e mastologia, além de exames de eletrocardiograma, mamografia, ultrassonografia e oftalmologia.

Foi justamente a ampla gama de serviços ofertados pelo programa que motivou a atendente Marluce de França, 68 anos, a sair cedo de casa. A moradora de Samambaia conta que foi ao local para realizar uma consulta clínica, mas aproveitou para resolver outras pendências médicas.

“Consegui tudo o que eu queria: fiz eletrocardiograma, exame de sangue, mamografia…”, relata. “É um bom programa, muito bem-organizado. Aqui, eu encontrei tudo o que precisava e não demorou muito para eu ser chamada para o atendimento.”

A comerciante Maria Betânia de Almeida Dantas, 55, também comemorou a chegada da Saúde Mais Perto do Cidadão ao Recanto das Emas. “Eu fiquei sabendo através de uma amiga minha que já tinha participado em Samambaia. Foi quando procurei a Administração Regional aqui da cidade e me informei sobre quando o programa estaria por aqui”, narra.

Moradora de Samambaia, a atendente Marluce de França foi até o Recanto das Emas para resolver pendências médicas: “Encontrei tudo o que precisava e não demorou muito para eu ser chamada para o atendimento”

“Aproveitei a oportunidade para realizar uns exames que meu ginecologista havia me pedido. Esse programa é muito bom, é uma iniciativa maravilhosa; a gente fica grato que o governo esteja olhando para a população”, completa.

Até o momento, o programa itinerante já passou por Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol, Samambaia e Riacho Fundo II. O Saúde Mais Perto do Cidadão ainda deve percorrer as cidades de Brazlândia, Planaltina, Arapoanga e Sobradinho II. A iniciativa do GDF conta com o apoio de emendas parlamentares do deputado federal Gilvan Máximo.

A comerciante Maria Betânia de Almeida Dantas elogiou o programa: “É uma iniciativa maravilhosa; a gente fica grato que o governo esteja olhando para a população”

Como participar

Para acessar os serviços em saúde, basta apresentar documentos para o cadastro no sistema, como carteira de identidade, CPF e cartão do SUS. Também é preciso informar um número de telefone para contato.

Os resultados dos exames feitos no Saúde Mais Perto do Cidadão podem ser retirados no local da coleta a partir do dia seguinte ou enviados via WhatsApp (99812-6936) pelo sistema do laboratório de forma automática, assim que forem concluídos e liberados. O prazo para entrega dos exames de sangue é de 48h; urina, 72h; e prevenção (PCCU), 15 dias.

Para consultar o resultado via WhatsApp, basta encaminhar uma foto do documento de identificação e aguardar o envio do laudo. A senha para acessar o documento é a data de nascimento do paciente.