
Áudio mostra careca do INSS e empresária articulando por contrato sem licitação na Saúde
Objetivo era fornecer medicamentos, mas negociação não foi adiante por causa da operação da Polícia Federal

Atividade será realizada no domingo (14), às 9h, e faz parte da campanha Setembro em Flor, visando à prevenção e diagnóstico precoce
A atividade faz parte da campanha Setembro em Flor, voltada à conscientização sobre a importância do acompanhamento ginecológico | Foto: Tony Winston/Agência Saúde-DF
Neste domingo (14), às 9h, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), em parceria com o Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA), realizará uma caminhada no Parque da Cidade. A atividade faz parte da campanha Setembro em Flor, voltada à conscientização sobre a importância do acompanhamento ginecológico visando à prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres que afetam o colo do útero, endométrio, ovários, vagina e vulva.
A ação será realizada entre os estacionamentos 12 e 13, próximo ao parque Nicolândia. Serão montadas tendas de apoio aos participantes e a SES-DF vai oferecer vacinação contra o HPV (papilomavírus humano). O evento conta ainda com a participação de médicos da Secretaria de Saúde e voluntários.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 30 mil mulheres brasileiras recebem, anualmente, diagnósticos de câncer ginecológico, sendo mais de 16 mil casos apenas da doença localizada no colo uterino. A enfermidade é detectada pelo exame citopatológico, conhecido como papanicolau ou exame preventivo.
Na rede SES-DF, o exame é ofertado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) mediante agendamento. Outra medida de prevenção é a vacinação contra o HPV, maior causador do câncer de colo de útero. O imunizante está disponível gratuitamente nas unidades da SES-DF para meninas e meninos de 9 a 14 anos. Até dezembro deste ano, jovens entre 15 e 19 anos também poderão tomar a dose.
A campanha Setembro em Flor ressalta a importância de exames ginecológicos regulares e outras medidas em saúde para diminuir o risco de cânceres. Confira a programação completa de eventos:
*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)

Objetivo era fornecer medicamentos, mas negociação não foi adiante por causa da operação da Polícia Federal

Segundo as investigações, os dois deputados teriam usado servidores de indicação política para desviar recursos públicos

Diagnóstico precoce pelo SUS poderá preservar mais vidas

A proposta estima um superávit de R$ 34,5 bilhões nas contas do governo e reserva cerca de R$ 61 bilhões para emendas parlamentares.
