
Plano Piloto recebe ação de acolhimento da pessoa em situação de rua nesta terça
Abordagem está prevista para passar por sete pontos da região administrativa
Medida prevê mais acessibilidade, com calçadas amplas, rotas acessíveis e praças renovadas
A reforma das quadras 713 e 714 do Setor Comercial Local Residencial Norte (SCLRN), no Plano Piloto, foi aprovada pela Portaria n° 84, elaborada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-DF) e publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira (12). A norma prevê melhorias para garantir mais acessibilidade nesses trechos da W3 Norte, além da recuperação dos espaços degradados na avenida.
No projeto de sistema viário, é esperada a criação de calçadas amplas, espaços compartilhados entre pedestres e ciclistas, rotas acessíveis com sinalização tátil a partir das paradas de ônibus e em todos os blocos comerciais, além de praças com mais arborização e mobiliário urbano. Ao todo, serão construídos nas duas quadras 11.135m² de calçadas acessíveis, com a recuperação de 6.602m² de áreas verdes e o plantio de 94 árvores.
É esperada também a reorganização das áreas de estacionamentos públicos que atualmente prejudicam a acessibilidade. Esses locais terão demarcação mais eficiente e serão interligados com os bolsões de vagas. Somando as quadras 713 e 714, serão 509 vagas para veículos, 97 para motos e 60 para bicicletas.
Também está sendo planejada a construção de calçadões ligando as paradas de ônibus da W3 às quadras residenciais, o que facilitará o acesso de quem passa no local.
Além disso, estão previstas novas travessias elevadas para facilitar o percurso de pedestres e ciclistas que circulam diariamente entre as quadras, com a reconfiguração da via interna entre os blocos comerciais das quadras – conhecida como W3 e meia – como área sinalizada e compartilhada entre carros e pedestres, com velocidade máxima de 30 km/h, chamada de Zona 30. O objetivo é tornar a circulação mais segura para todos os transeuntes e veículos.
A iniciativa segue as mesmas diretrizes do projeto para as quadras 707 e 708 do SCLRN, utilizado como modelo para a reforma em toda a W3 Norte e replicado nas demais quadras da avenida, adequando-se às peculiaridades de cada área. Em junho, foi aprovada a reforma das quadras 702, 703, 704, 715 e 716. Em julho, foi a vez das quadras 709 e 710.
“O projeto da W3 Norte foi dividido em sete trechos, que estão sendo aprovados separadamente. O primeiro foi o das quadras 707 e 708, que serviu como modelo. Com o das quadras 713 e 714 agora, alcançamos o quinto trecho aprovado para revitalizar uma das principais avenidas de Brasília”, destacou o subsecretário de Projetos e Licenciamento de Infraestrutura da Seduh, Vitor Recondo.
Depois da publicação da portaria, o processo é encaminhado à Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF) para a elaboração dos projetos executivos e complementares que possibilitarão a execução das obras.
Abordagem está prevista para passar por sete pontos da região administrativa
Unidade ampliada em mais de 60% volta a funcionar 24h e oferece novas salas de atendimento e acolhimento especializado
Inscrições para evento começam nesta segunda (25) e serão realizadas de forma presencial na Administração Regional do Núcleo Bandeirante
Há pontos de atendimento itinerante espalhados por todo o DF