
Show sertanejo e festival de rock abrem 120 vagas de trabalho para ambulantes
Cadastro de interessados será nesta quinta (3), no subsolo da sede do Instituto Brasília Ambiental, na Asa Norte, das 9h às 17h
Documento divulga os serviços da Sejus-DF e disponibiliza canais de atendimento voltados para idosos, adolescentes, vítimas de violência e dependentes químicos, entre outros
A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) lançou uma cartilha com informações sobre os principais programas da pasta e seus canais de atendimento | Fotos: Jhonatan Viera/Sejus-DF
Para ampliar o acesso da comunidade aos programas e iniciativas da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), foi lançado, nesta quarta-feira (26), um guia completo reunindo informações sobre os principais programas da pasta e seus canais de atendimento. O material facilita o acesso da população a serviços essenciais, promovendo transparência e inclusão.
Entre os projetos destacados no guia estão Cidadania nas Escolas, Acolhe DF, CEU das Artes e Praças dos Direitos, Voluntariado em Ação, Direito Delas e Viver 60+. Além disso, o documento disponibiliza contatos para denúncias e atendimentos. O guia pode ser acessado pelo site da Sejus-DF.
“Nosso objetivo é garantir que cada cidadão conheça e exerça seus direitos. Esse guia é uma ferramenta essencial para tornar os serviços da Sejus ainda mais acessíveis à população”, afirmou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
· Acolhe DF – Oferece suporte a dependentes químicos e seus familiares, com atendimento psicológico e social, além de orientação para cursos profissionalizantes e emprego. Atendimentos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (61) 2244-1132 ou WhatsApp (61) 98314-0639.
· Voluntariado em Ação – Conecta cidadãos e governo para fortalecer a participação social. Em 2024, mais de 1.700 voluntários impactaram diretamente a vida de 12 mil pessoas. Para se cadastrar, acesse voluntariadoemacao.sejus.df.gov.br.
· Fazer o Bem Tá na Moda – Doação de roupas e acessórios de mulheres com independência financeira para outras mulheres em situação de vulnerabilidade.
· Enquanto o Frio Não Vem – Arrecadação de agasalhos e cobertores.
· Uma Pegada de Solidariedade – Distribuição de itens esportivos para crianças, jovens e idosos.
· Compartilha Amor – Brechó solidário que permite a retirada de até cinco itens por pessoa.
· Protagonista da Casa – Oficinas sobre organização do lar e geração de renda. Informações sobre essas ações podem ser acessadas pelo WhatsApp (61) 98314-0520.
· CEU das Artes e Praças dos Direitos – Oferecem atividades esportivas, culturais e educativas, como futebol, capoeira, teatro e cursos profissionalizantes. Também promovem inclusão e bem-estar para crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e a comunidade.
· GDF+ Perto do Cidadão – Ação itinerante que leva serviços essenciais do Na Hora, Procon, Detran, INSS, Defensoria Pública, BRB, entre outros, diretamente à população.
· Casamento Comunitário – Programa que cobre custos cartoriais e oferece cerimônia gratuita para casais que não podem arcar com os gastos do casamento.
· Cidadania nas Escolas – Palestras sobre combate ao bullying e à violência na rede pública de ensino.
· Viver 60+ – Programa voltado ao bem-estar dos idosos, com atividades físicas, culturais, de educação e lazer.
O guia de serviços da Sejus-DF pode ser baixado no site da pasta, facilitando o acesso da população ao material
O guia também disponibiliza contatos para denúncias e acolhimento:
· Direito Delas – Atendimento jurídico, social e psicológico para vítimas de violência. Núcleos fixos em diversas regiões do DF. Contato: (61) 98382-0130.
· Disque 125 – Coordenação do Sistema de Denúncias de Violação de Direitos da Criança e do Adolescente (Cisdeca), para denúncias de violações contra crianças e adolescentes.
· Disque 100 – Central de denúncias de violações de direitos humanos.
· Ligue 180 – Central de atendimento à mulher.
· Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual (Decrin) – Contatos: (61) 3207-5247 / 5253 / 5254 / 5255.
*Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF)
Cadastro de interessados será nesta quinta (3), no subsolo da sede do Instituto Brasília Ambiental, na Asa Norte, das 9h às 17h
Prevista para durar das 9h às 15h, na Avenida Ponte Alta, quadra 404, interrupção é necessária para garantir a segurança dos profissionais e da população
A maior parte desse montante, quase R$ 24,5 milhões, foi investida no programa Cartão Prato Cheio
Secretaria de Saúde do DF oferece diagnóstico e centros especializados