
Botafogo corre atrás de visto de trabalho para regularizar Ziyech; atacante tem chances de enfrentar Mirassol
Marroquino tem treinado com os demais companheiros e foi bem avaliado fisicamente
Federação faz críticas e jogadores sobem o tom: ‘Isso não é futebol’. Equipes jogariam pelas Eliminatórias da Copa Africana de Nações
A federação da Nigéria, que entraria em campo nesta terça-feira contra a Líbia, pelas Eliminatórias da Copa Africana de Nações, anunciou em uma rede social que a seleção abriu mão da partida. Segundo a postagem, publicada na manhã desta segunda-feira, o elenco passou cerca 15 horas em um aeroporto na Líbia após o desvio do voo em que estava.
Segundo a postagem, publicada há cerca de três horas, a delegação somava 15 horas de espera no aeroporto Al Abraq, em Baida, a cerca de 203 quilômetros do aeroporto de Bengasi, o principal do país. Originalmente, o voo desceria em Bengasi. A federação levanta dúvidas sobre o desvio.
“O voo fretado da ValueJet, de forma estranha e perigosa, desviou para o pequeno aeroporto (Al Abraq) no momento em que o piloto fazia a aproximação ao aeroporto de Bengasi. Na nossa visão, o Al Abraq é utilizado apenas em operação de hajj (peregrinação muçulmana)”, escreveu a federação.
Ainda de acordo com a federação nigeriana, a federação da Líbia não enviou uma equipe de recepção ou veículos para levar a delegação ao hotel, em Bengasi, um trajeto de 3 horas. Os nigerianos dizem ainda que tinha carros preparados em Bengasi, mas que os planos foram frustrados com o desvio do voo.
Por fim, a federação explica que os jogadores não disputarão a partida e que já trabalha para colocar a delegação em voos de volta ao país. Até a publicação de reportagem, nem a confederação africana (CAF) nem a federação da Líbia se manifestaram publicamente.
Estão com a seleção nomes como os atacantes Boniface (Bayer Leverkusen), Iwobi (Fulham) e Lookman (Atalanta).
Também no Instagram, o meia Wilfred Ndidi, do Leicester City, foi um dos que postou sobre a situação. “Isso não é futebol. Muito embaraçoso. Reféns de uma seleção (Líbia). Que desgraça”, escreveu. “Isso está ficando assustador. Temo pelas nossas vidas”, adicionou em outra postagem.
Quem também subiu o tom contra a federação da Líbia foi Victor Osimhen, do Galatasaray, estrela da equipe, que não está entre os convocados.
“Essa tentativa deles não é apenas um atraso, é uma tática intencional de enfraquecer e arruinar a moral dos jogadores, está começando a parecer uma situação com reféns. A segurança e o bem estar dos meus companheiros e da comissão técnica são as coisas mais importantes agora. Nosso capitão disse que não vamos jogar a partida e eu apoio isso, a não ser que o jogo seja levado para campo neutro. Meus irmãos, treinadores e comissão têm que retornar para casa em segurança, não somos criminosos ou prisioneiros”, escreveu.
A Nigéria lidera o grupo D das Eliminatórias, com 7 pontos. Já a Líbia é lanterna, com apenas um ponto em três jogos. As equipes se enfrentaram na última terça-feira, pelo “primeiro turno” do grupo, com vitória nigeriana por 1 a 0.

Marroquino tem treinado com os demais companheiros e foi bem avaliado fisicamente

Atacante brasileira ficou menos de dois meses no Orlando Pride e busca mais minutos para voltar à seleção

Após empate do Flamengo com o Del Valle, pela Libertadores, jogadores criticaram situação do campo do estádio

Após ficar fora do US Open por lesão no abdômen, carioca reencontra superfície que rendeu título do ATP 500 de Basel-SUI, no ano passado