
Flamengo x Pyramids: retrospecto, arbitragem e mais informações sobre o confronto
Partida da semifinal da Copa Intercontinental acontece neste sábado (13), às 14h, no estádio Ahmed bin Ali, no Catar

Entre as federações, oito das 27 manifestaram interesse em compor o grupo que terá 90 dias para apresentar proposta final

A CBF anunciou que 27 clubes e oito federações estaduais se inscreveram para participar do grupo de trabalho (GT) que se debruçará sobre a elaboração de uma proposta de Regulamento do Sistema de Sustentabilidade Financeira (SSF), nome dado para o Fair Play Financeiro. O mecanismo, já estabelecido em ligas europeias, tem como objetivo estabelecer regras e parâmetros para evitar o aumento do endividamento das agremiações e atrasos de salários e criar um ambiente financeiro mais saudável dentro do futebol brasileiro.
Segundo a entidade, 15 clubes da Série A manifestaram interesse em compor o grupo. São eles: Bahia, Botafogo, Bragantino, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Grêmio, Internacional, Juventude, Palmeiras, Santos, São Paulo, Sport e Vasco. Entre as ausências, chama a atenção as de Corinthians e Atlético-MG, donos de duas das maiores dívidas do futebol brasileiro. Mirassol, Ceará e Vitória completam o grupo dos que não se inscreveram.
Na Série B, foram 12 manifestações: América-MG, Athletico, Avaí, Botafogo-SP, Chapecoense, CRB, Ferroviária, Goiás, Grêmio Novorizontino, Paysandu, Remo e Volta Redonda. Já as oito federações inscritas são as de Alagoas, Amapá, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Santa Catarina e Sergipe. Aqui, vale destacar as ausências de São Paulo e Rio, as mais ricas do país.
As inscrições não significam que estes clubes e federações estão automaticamente dentro do grupo de trabalho. Segundo a CBF, a composição será finalizada nos próximos dias com a colaboração de consultores técnicos independentes e irá “obedecer a critérios que assegurem diversidade regional, representação de diferentes modelos de gestão e equilíbrio entre os diversos segmentos do futebol nacional”. A quantidade de participantes não foi divulgada.
A primeira reunião do grupo ainda não tem data marcada, mas será após a Copa do Mundo de Clubes, que vai até o dia 13 de julho. A portaria publicada pela CBF estabelece que, a partir deste encontro, o GT terá 90 dias para apresentar ao presidente Samir Xaud a poposta final para o Fair Play Financeiro brasileiro. O trabalho será coordenado por Ricardo Gluck Paul, vice-presidente da entidade.
– Nos próximos dias, vamos concluir a composição do grupo com base nas manifestações recebidas, sempre buscando pluralidade e equilíbrio regional. A participação de todos será essencial para que possamos construir, com legitimidade e excelência técnica, um regulamento que fortaleça o nosso esporte. O futebol brasileiro precisa urgentemente de responsabilidade financeira. Não temos mais tempo a perder – disse Gluck Paul.
BS20250617231033.1 – https://extra.globo.com/esporte/noticia/2025/06/sem-corinthians-e-atletico-mg-27-clubes-se-inscrevem-para-participar-do-grupo-de-trabalho-do-fair-play-financeiro.ghtml

Partida da semifinal da Copa Intercontinental acontece neste sábado (13), às 14h, no estádio Ahmed bin Ali, no Catar

Programa de Apoio ao Futebol do Distrito Federal (PAFDF) abre espaço para apoio financeiro de clubes masculinos, femininos e categorias de base em competições nacionais; valores podem chegar a R$ 8 milhões por equipe

Treinador está no cargo desde outubro de 2020, com 10 títulos conquistados

Rubro-Negro faz 2 a 1 e se classifica para enfrentar o Pyramids, do Egito, na semifinal da Copa Intercontinental
