
Câmara Legislativa realizará 3º Seminário de Educação Inclusiva
Atividade começará às 14h na sala de comissões da CLDF
Além do mal-estar com a investigação que mira nomes ligados a ACM Neto, governador de Goiás enfrenta resistência dentro de sua própria sigla
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), lança hoje sua pré-candidatura à Presidência da República em Salvador, em meio a uma crise dentro do seu partido, intensificada pela terceira fase da Operação Overclean, deflagrada na véspera e que teve como alvos filiados da legenda (veja mais na página 10). A cerimônia também será marcada pela ausência de aliados, entre eles o cantor sertanejo Gusttavo Lima, inicialmente cotado para compor chapa com o governador.
Parte dos mandados de busca e apreensão contra integrantes do União Brasil foram cumpridos justamente na capital baiana, onde acontecerá o evento, que é organizado por Caiado e por seus correligionários ACM Neto, ex-prefeito de Salvador, e Bruno Reis, atual mandatário da cidade.
Além do mal-estar com a investigação que mira nomes ligados a ACM Neto, Caiado enfrenta resistência dentro do União Brasil. Parte da sigla tentou adiar o lançamento da pré-candidatura, considerada precoce por parte dos dirigentes. Nem toda a cúpula nacional do União comparecerá ao evento, embora o presidente da legenda, Antonio Rueda, tenha viajado a Salvador para acompanhar a movimentação.
Ministros do governo Lula indicados pelo partido ao cargo — Celso Sabino, Juscelino Filho e Waldez Goés — optaram por não participar. Já o senador Sergio Moro (União-PR), que tem defendido a pré-candidatura, vai ao evento.
Também não irá ao lançamento o presidente do PP, Ciro Nogueira, que aprovou recentemente uma federação com o União Brasil, mas tem defendido que Caiado precisa do apoio de Jair Bolsonaro para viabilizar sua candidatura. O governador de Goiás é contra a federação com o PP.
Caiado tem buscado se reaproximar de Bolsonaro, que também passou a acenar aos governadores em meio à pressão por uma anistia. Caiado defendeu que o ex-presidente tem direito ao devido processo legal na investigação sobre a trama golpista. O governador enfrenta, porém, concorrência na direita, que disputa o espólio de Bolsonaro.
De fora do União Brasil, outra baixa relevante é a do cantor sertanejo Gusttavo Lima, que descartou disputar as eleições de 2026 e não deve comparecer. Embora tenha chamado Caiado de “amigo” e prometido prestigiá-lo, articuladores do sertanejo dizem que ele tem compromissos em Orlando, na Flórida. Procurado pelo Globo para explicar o motivo da ausência no evento, Lima não respondeu.
Entre os parlamentares de outras legendas confirmados na cerimônia estão os deputados Alberto Fraga (PL-DF), Otoni de Paula (MDB-RJ) e Daniel Agrobom (PL-GO).
Atividade começará às 14h na sala de comissões da CLDF
Partido de Jair Bolsonaro tenta colher 257 adesões de deputados individualmente
A presidente da comissão de inquérito, deputada Paula Belmonte, destacou a intenção de “fazer uma CPI propositiva, trazendo boas práticas” para reverter a poluição do rio
Assessoria do município de Patos e Hugo Motta não comentam