DESTAQUE

Sem Neymar e com Lucas Paquetá, Ancelotti convoca seleção brasileira para Eliminatórias

25 de agosto, 2025 | Por: Agência O Globo

Técnico italiano chamou dois jogadores do Cruzeiro, um do Flamengo e um do Corinthians

Carlo Ancelotti convoca a seleção brasileira — Foto: RAFAEL RIBEIRO/CBF

O técnico Carlo Ancelotti convocou, nesta segunda-feira, os 25 jogadores que vão representar a seleção brasileira nos jogos contra Chile e Bolívia, nos dias 04 e 09 de setembro, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. A grande novidade é o retorno de Lucas Paquetá, que voltou a ser chamado após ter sido absolvido do caso de apostas.

Dos times brasileiros, somente Cruzeiro, Flamengo e Corinthians tiveram jogadores convocados para a seleção brasileira: Kaio Jorge e Fabrício Bruno, do clube mineiro, Alex Sandro, do time carioca, e Hugo Souza, da equipe paulista. O atacante Neymar, do Santos, não foi convocado por Carlo Ancelotti para os confrontos.

O Chelsea é o time com mais jogadores convocados na atual lista do treinador brasileiro. Ao todo, Ancelotti chamou três atletas do time inglês: o volante Andrey Santos e os atacantes Estêvão e João Pedro.

Com 25 pontos, os brasileiros ocupam a terceira colocação na tabela de classificação, empatados com o vice-líder Equador. A Argentina, com 35, não pode mais ser alcançada.

Confira a lista dos convocados para a seleção brasileira

  • Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Al-Nassr) e Hugo Souza (Corinthians)
  • Zagueiros: Alexsandro (Lille) Fabricio Bruno (Cruzeiro), Gabriel Magalhães (Arsenal) e Marquinhos (Paris Saint-Germain)
  • Laterais: Alex Sandro (Flamengo), Caio Henrique (Monaco), Douglas Santos (Zenit) e Vanderson (Monaco) e Wesley (Roma).
  • Meias: Andrey Santos (Chelsea), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Joelinton (Newcastle), Lucas Paquetá (West Ham).
  • Atacantes: Estêvão (Chelsea), Gabriel Martinelli (Arsenal), João Pedro (Chelsea), Kaio Jorge (Cruzeiro), Luiz Henrique (Zenit), Matheus Cunha (Manchester United), Raphinha (Barcelona) e Richarlison (Tottenham)

Veja respostas da coletiva de Carlo Ancelotti

Ausência de Neymar

— Nessa segunda convocação há novos jogadores. Neymar não está, ele teve um pequeno problema na última semana. Mas Neymar não precisamos testá-lo, todo mundo conhece Neymar, a comissão, a Seleção, os torcedores do Brasil conhecem Neymar. Como todos os outros, Neymar tem que estar numa boa condição física para ajudar a seleção nacional a fazer as coisas bem na Copa do Mundo. Esses dois jogos são os últimos da qualificação, então precisamos terminar bem essa fase de qualificação.

Mudanças na lista

— Se falamos da lista, é uma lista de mudou um pouco da última convocação. Tem nove jogadores que não estão agora, como Carlos Augusto, Beraldo, Léo Ortiz, Danilo, Andreas Pereira, Gerson, Ederson, Antony e Vinicius. Não estão porque a ideia que tenho é conhecer novos jogadores que não conheço bem o perfil de características e pessoais. O perfil técnico eu conheço todos. Quero conhecer outros que podem ajudar a seleção a fazer as coisas bem. Esses jogadores que não estão, trabalharam muito bem na primeira convocação. Quero agradecer a cada um deles por isso. Nesta segunda há novos jogadores.

Convocação de Lucas Paquetá

— Eu não conheço ele e quero conhecer. Tem muita qualidade técnica. É um meia muito importante que pode jogar em diferentes posições em campo. Quero aproveitar esse tempo para conhecer ele melhor.

Estreia no Maracanã

— Estou muito emocionado de treinar a equipe no Maracanã. Não tive problemas nesse período porque o ambiente na seleção é muito familiar, muito bom. Gostei muito do jogo contra o Paraguai, a equipe jogou um bom futebol. Obviamente, a equipe pode melhorar a qualidade e a intensidade. Mas temos tempo para fazer tudo isso.

Geração atual brasileira

— A geração de futebolistas do Brasil é muito boa. Se só olharmos o elenco de hoje, tem jogadores muito bons, mas também tem jogadores que não estão nesta lista. Temos oito atacantes e muitos outros não estão. Neste momento, como atacante, não há em outras seleções tanta qualidade como no Brasil. Eu acho que essa equipe pode competir pela Copa do Mundo. A exigência, pelo efeito do Brasil ter ganhado cinco vezes, é uma pressão normal e que um pentacampeão tem que ter. Ter pressão não é ruim. Se você tem, por certo não vai dormir.

Convocação de Kaio Jorge

— A característica de um atacante é, primeiro, fazer gol. Ele está fazendo muitos gols, artilheiro do Brasileirão. Um atacante muito jovem que já tem experiência porque já jogou na Itália. Ele merece estar na seleção pelo que está fazendo no momento.


BS20250825184947.1 – https://extra.globo.com/esporte/noticia/2025/08/sem-neymar-e-com-lucas-paqueta-ancelotti-convoca-selecao-brasileira-para-eliminatorias.ghtml

Artigos Relacionados