
Polícia prende em Pernambuco suspeito de fazer ameaças ao youtuber Felca
Criador de conteúdo expôs em vídeo 'adultização' de crianças na internet e conseguiu, na Justiça, quebra do sigilo de usuário que enviou e-mails intimidadores
Confira áreas afetadas pela seca
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
A semana começa com mais um alerta vermelho, que indica grande perigo, em razão da baixa umidade do ar nesta segunda-feira. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 147 municípios do Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Minas Gerais e Bahia, além do Distrito Federal, poderão registrar umidade relativa abaixo 12% na tarde desta segunda-feira (25). O alerta entra em vigor às 13h de hoje e se encerra às 18h.
O aviso cobre todo o Distrito Federal, além o Leste, Centro, Norte e Noroeste de Goiás. Estão sob alerta ainda o extremo Oeste da Bahia, o Norte e Noroeste de Minas, a região Ocidental do Tocantins, além do Nordeste mato-grossense.
Além do alerta vermelho, há ainda um alerta laranja em vigor, também relativo à baixa umidade, que indica perigo. Neste caso, as regiões afetadas deverão enfrentar umidade relativa variando entre 20% e 12%, desde as 12h até as 19h de hoje. O aviso atinge, além dos estados já cobertos pelo alerta vermelho, parte de São Paulo, do Pará, do Maranhão e do Piauí.
O Inmet alerta que, em caso de baixa umidade, há risco potencial de incêndios florestais e à saúde das populações nesta região. Pode haver ressecamento da pele, dor de cabeça, risco de doenças pulmonares, desconforto nos olhos, boca e nariz. A recomendação é beber bastante líquido, não se expor ao sol nas horas mais quentes, umidificar os ambientes e hidratar a pele. Atividades físicas não são recomendadas. Há ainda uma indicação para não consumir bebidas diuréticas, como café e álcool.
Confira a reportagem do telejornal Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil, sobre a situação do clima
Edição: Amanda Cieglinski
Criador de conteúdo expôs em vídeo 'adultização' de crianças na internet e conseguiu, na Justiça, quebra do sigilo de usuário que enviou e-mails intimidadores
Pesquisa aponta cenário precário mesmo após o Marco Legal
Migração e falta de alimento podem ser causas das mortes
Nesses locais, a umidade pode ficar abaixo de 12% nesta sexta-feira