Brasília Agora
Brasília Agora


BRASÍLIA

Semana de Ciência amplia a consciência ambiental no DF

7 de novembro, 2024 / Por: Redação

Até domingo o evento oferece programação gratuita com palestras, oficinas e exposições

Semana de Ciência amplia a consciência ambiental no DF
O GDF está presente no evento com estandes de secretarias, Detran e da Fundação de Amparo à Pesquisa - Foto Geovana AlbuquerqueAgência Brasília

O Museu Nacional da República é palco, até domingo (10), da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Na edição deste ano, o principal evento de popularização da ciência do país traz como tema Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais. A programação inclui palestras, oficinas, exposições, lançamentos de publicações, seminários, atividades culturais, entre outras atrações.

O Governo do Distrito Federal está presente no evento com estandes da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF (Secti-DF), da Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), do Departamento de Trânsito e da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP-DF).

A Secti-DF participa com dois estandes, oferecendo uma arena gamer com pontos de entrega voluntária (PEVs) para recolhimento de lixo eletrônico. Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Leonardo Reisman, a feira é uma oportunidade de se atualizar sobre as novidades do ramo.

“Esse é um evento que populariza as carreiras de ciência e tecnologia. Muitas vezes, os estudantes ainda estão escolhendo o que querem fazer no futuro, em qual carreira querem se dedicar. E aqui é um espaço para ter experiências e conhecer mais sobre as carreiras da área”, explica o secretário.

O Planetário de Brasília também marcou presença na SNCT com atividades sobre astronomia e sobre o nanossatélite desenvolvido em Brasília, lançado recentemente ao espaço. “Estamos aqui para transmitir o conhecimento da astronomia, que está desde o passado trazendo inovação científica e contribuindo para o desdobramento de outras ciências, como a matemática, a física, a química”, defende o diretor Júior Berbet.

Já a Caesb, traz ao evento uma viagem ao mundo do saneamento básico e dos recursos hídricos por meio de tecnologias interativas. A jornada começa pela Minifestação de Tratamento de Água, uma réplica em miniatura das gigantescas estações de tratamento de água (ETAs) da Caesb. Nela, o visitante desvendará como essas unidades operaram para tratar e levar água a 99% dos imóveis regularizados da capital.

No espaço, também é possível participar de um tour 360º pelas unidades operacionais e mananciais da Caesb. O visitante ainda aprende brincando com o jogo Trilhas do Saneamento, um desafio interativo que testa o conhecimento dos jogadores sobre recursos hídricos, preservação ambiental, tratamento de água e esgoto.

O presidente da Caesb, Luís Antônio Reis, afirma que quem visitar o estande conhecerá melhor o trabalho da companhia. “Investimos no aprimoramento dos nossos empregados e em tecnologia. Adotar, recursos tecnológicos é uma política de gestão que tem como objetivo maior melhorar a qualidade dos serviços que a Caesb presta à população.”