
Hemocentro de Brasília registra mais de 57 mil doações de sangue em 2025
Atuação da instituição garantiu mais de 82 mil transfusões de sangue na rede pública de saúde do Distrito Federal

Brincadeira do “Cabelo Maluco” foi a atração nesta segunda (18). Confira a programação completa
Berçário Institucional Buriti do Governo do Distrito Federal (GDF). Uma programação repleta de atividades para bebês e familiares foi carinhosamente pensada para alegrar a semana. Na segunda (18), as atividades começaram com a brincadeira do “Cabelo Maluco”.
Os pequeninos que frequentam o espaço já vieram de casa com o figurino completo. Um tapete vermelho foi estendido para o desfile de penteados ousados, fantasias e muita criatividade. O primeiro dia de comemoração na creche foi para as grandes celebridades do projeto: os bebês!

O Berçário Buriti, que recebe os filhos de servidoras da administração direta e do Tribunal de Contas do DF, atende 60 crianças com idades entre 6 e 24 meses, oferecendo um ambiente acolhedor e seguro para desenvolvimento infantil inicial | Fotos: Bené Mendonça/Seec

Um tapete vermelho foi estendido para o desfile de penteados ousados, fantasias e muita criatividade. O primeiro dia de comemoração na creche foi para as grandes celebridades do projeto: os bebês!
Atualmente, o Berçário Buriti atende 60 crianças com idades entre 6 e 24 meses, oferecendo um ambiente acolhedor e seguro para desenvolvimento inicial infantil. O espaço faz parte do Programa de Atenção Materno Infantil (Proamis), coordenado pela Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida da Secretaria de Economia (SEEC) e fica localizado no térreo do Anexo do Palácio do Buriti. A creche acolhe os filhos de servidoras da administração direta e do Tribunal de Contas do DF.
Após dois anos de funcionamento, a creche é elogiada por todos. “A experiência tem sido maravilhosa. O berçário foi um presente para mim e para tantas outras mães. Me sinto bem segura e tranquila para deixar o Ravi aqui. Ele gosta muito das tias e o coração fica em paz”, avalia a servidora Valéria dos Santos, da Secretaria de Saúde.
Ney Ferraz, secretário de Economia
À medida que as crianças completam dois anos, novas famílias são beneficiadas. Até o momento, mais de 150 bebês já foram acolhidos. “Um dos principais objetivos deste espaço, é fortalecer os laços afetivos entre mãe e filho(a) e apoiar a amamentação, muitas vezes desafiada após o término da licença-maternidade”, explica o secretário executivo de Qualidade de Vida, Epitácio Júnior.
“Eu descobri o berçário durante minha licença maternidade. Foi uma surpresa, porque eu não sabia que existia. Graças a Deus, quando eu voltei a trabalhar, eu e meu filho fomos contemplados com a vaga. Pessoalmente, fiquei maravilhada porque é tudo muito lindo, muito grande e acolhedor”, comemora a servidora Renata Alves.

O Berçário Buriti tem como objetivo “fortalecer os laços afetivos entre mãe e filho(a) e apoiar a amamentação, muitas vezes desafiada após o término da licença-maternidade”, reforça o secretário executivo Epitácio Júnior
Ao todo, o espaço conta com quatro salas divididas por idade, além de ter ambiente destinado à recreação, sala para amamentação, fraldário, refeitório, brinquedoteca, ciclo literário, equipe pedagógica e refeições balanceadas com suporte de uma nutricionista.
Para o secretário de Economia, Ney Ferraz, o berçário é mais uma das formas de valorizar o servidor público no dia a dia da administração. “O governador Ibaneis se preocupa com a valorização do servidor público. Nos últimos anos, cerca de 9 mil servidores concursados foram nomeados, fizemos um plano de saúde e ainda foram concedidos os reajustes salariais das categorias”, enumera.
Ao longo da semana, o berçário contará com uma programação especial. Nesta terça-feira (19), os alunos vão pintar vasos de plantas; na quarta (20), a agenda contempla o plantio de mudas no solário; e na quinta (21), será dia de muita diversão em brinquedos infláveis.
Na sexta, está previsto o encerramento das atividades comemorativas com a presença de autoridades. Já confirmaram participação a vice-governadora do DF, Celina Leão; a primeira-dama, Mayara Noronha; e o secretário de Economia, Ney Ferraz, entre outros. No mesmo dia, haverá quatro oficinas interativas com a participação de pais e filhos.

Atuação da instituição garantiu mais de 82 mil transfusões de sangue na rede pública de saúde do Distrito Federal

Datas foram publicadas no Diário Oficial do DF desta quarta-feira (31)

Confira o cardápio especial de 1º de janeiro de 2026 nos equipamentos que oferecem café da manhã, almoço e jantar

Entre 2019 e 2025, governo instalou 689 papa-lixos e 15 papa-entulhos em diversas regiões administrativas
