
Projeto prevê capacitar profissionais para lidar com crianças com TEA em espaços infantis
CEOF aprovou, no total, 15 projetos de lei

Evento realizado pela Escola do Legislativo da CLDF (Elegis),
Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
As crianças de 0 a 6 anos – período conhecido como primeira infância – serão destaque na Câmara Legislativa entre os próximos dias 26 e 29 de agosto. Na programação da Semana pela Primeira Infância, ações educativas voltadas para os meninos e meninas, debates com especialistas, homenagens, entre outras atividades.
Realizado pela Escola do Legislativo da CLDF (Elegis), o evento está previsto na Resolução nº 357/2025, de autoria da deputada Paula Belmonte (Cidadania), e deverá ser realizado anualmente. Este ano, a iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Educação e da Universidade de Brasília (UnB).
Na terça-feira (26), primeiro dia da programação, a Casa deverá receber cerca de 200 crianças da Educação Infantil da rede pública de ensino do Distrito Federal, como parte do projeto Infância Cidadã. Estão previstas contação de histórias e apresentações teatrais abordando temas relacionados à cidadania e à convivência.
De 27 a 28 de agosto, o auditório da CLDF vira sede do 1° Seminário Distrital da Primeira Infância. Protagonismo infantil, educação para a vida, garantia de direitos e o uso de telas (celular, computador, TV) na infância estão entre os temas que serão discutidos. Os interessados em participar devem se inscrever, gratuitamente, aqui até o dia 27.
Na noite de quinta-feira (28), a partir das 19h, a Câmara Legislativa realiza sessão solene para homenagear autoridades, servidores públicos, especialistas e representantes da sociedade civil engajados na garantia e promoção dos direitos das crianças de 0 a 6 anos. A solenidade será conduzida pela deputada Paula Belmonte, que entregará moções de louvor aos homenageados.
A Semana Legislativa pela Primeira Infância será encerrada na sexta-feira (29), com a mesa de discussão: “Primeira Infância como Prioridade Distrital: Construindo Redes de Proteção Intersetoriais”. O debate está marcado para acontecer das 9h às 12h, na Sala de Comissão Itamar Pinheiro Lima.

CEOF aprovou, no total, 15 projetos de lei

Após ser aprovado com alterações pela Câmara na última terça-feira (21), o projeto que define critérios para a decretação de prisão preventiva retorna ao Senado.

A tecnologia pode ser usada na instrução de inquéritos e na busca por vítimas, por exemplo

Pauta da semana que vem inclui projetos do Outubro Rosa e área de segurança pública
