
GDF construiu mais de 100 km de calçadas no primeiro semestre de 2025
Desde 2019, Novacap já entregou 783 km de passeios públicos em todas as regiões administrativas da capital federal, com investimento superior a R$ 180 milhões
O seminário “Sistema Socioeducativo: Intersetorialidade e intervenções possíveis baseadas em evidências” segue com com palestras e oficinas A necessidade de se fortalecer a dimensão pedagógica do sistema socioeducativo foi destacada pelo deputado Fábio Félix (PSOL) na abertura do seminário online da Câmara Legislativa (CLDF) “Sistema Socioeducativo: Intersetorialidade e intervenções possíveis baseadas em evidências”, na manhã …
Continue reading “Seminário: Dimensão pedagógica do sistema socioeducativo”
O seminário “Sistema Socioeducativo: Intersetorialidade e intervenções possíveis baseadas em evidências” segue com com palestras e oficinas
A necessidade de se fortalecer a dimensão pedagógica do sistema socioeducativo foi destacada pelo deputado Fábio Félix (PSOL) na abertura do seminário online da Câmara Legislativa (CLDF) “Sistema Socioeducativo: Intersetorialidade e intervenções possíveis baseadas em evidências”, na manhã desta quinta-feira (8). Segundo ele, que é idealizador do evento, as ações, em geral, se limitam a sanções. “A medida estritamente punitiva é insuficiente e incapaz de gerar transformação” – salientou. De acordo com o parlamentar, o Distrito Federal atende hoje ao menos 700 a mil jovens em internação, cerca de 200 de semiliberdade e entre 2 a 3 mil em unidades de Atendimento em Meio Aberto. O seminário segue com com palestras e oficinas .
O deputado Leandro Grass (Rede) defendeu a intersetorialidade no atendimento às crianças e adolescentes, com integração entre todos os poderes, e também criticou a “lógica punitivista”. Ele defendeu mais assistência social aos jovens e “uma educação para a vida, para valores, para projetos de vida em que esses jovens sequer tiveram oportunidade de pensar”. Para ele, a formação deve envolver “cultura, esporte, lazer, e profissionalização para inserção rápida no mundo do trabalho, que hoje é o maior desafio da juventude da periferia”.
Segundo o subsecretário do Sistema Socioeducativo de Secretaria da Justiça, Demontiê Batista Filho, a taxa de reincidência dos cerca de 5 mil jovens atendidos no Distrito Federal é de 24,4%. “Pode funcionar muito melhor, atender mais e ser mais eficiente, mas temos um sistema que funciona” – afirmou. Para ele, é necessário mostrar a importância do trabalho socioeducativo para a sociedade. “Nossa função aqui é resgatar, é reconstruir trajetórias. A sociedade precisa estar imbuída dessa responsabilidade, senão sempre viveremos restrições”.
A coordenadora do Núcleo de Estudos da Infância e Adolescência da Universidade de Brasília, Patrícia Pinheiro, enfatizou que os jovens que cumprem medidas socioeducativas são vítimas da sociedade. “Garantir educação, saúde, moradia, lazer, convívio familiar e comunitário é muito mais importante do que deixar que todas essas questões sejam desprovidas e que a assistência seja garantida apenas na hora que esse adolescente chega à situação de conflito com a lei” – destacou.
Também participaram da abertura do Seminário o presidente do Conselho da Criança e do Adolescente, Coracy Coelho; a presidente da Associação dos Especialistas do Sistema Socioeducativo, Luana Eusébio; e a subsecretaria do Sistema Socioeducativo, Juliana Rufino. Mais informações sobre o Seminário podem ser acessadas no link: link mla.bs/68cf51db.
Mário Espinheira
Imagem: Reprodução/TV Web CLDF
Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa
Desde 2019, Novacap já entregou 783 km de passeios públicos em todas as regiões administrativas da capital federal, com investimento superior a R$ 180 milhões
Inscrições estarão abertas desta sexta-feira (12) ao dia 21
Interdições serão necessárias para a comemoração do 69º aniversário da cidade
Com estruturas adaptadas à escassez e raízes que regulam o fluxo das águas, o bioma é homenageado ao longo de setembro com uma série de ações promovidas pela Secretaria do Meio Ambiente