
Celina Leão acompanha mutirão de serviços para catadores de recicláveis na Estrutural
Acompanhada pela governadora em exercício Celina Leão, ação reuniu saúde, cidadania, assistência social e regularização de documentos no Centcoop-DF

PL faz mudanças para deixar a interpretação da lei mais restrita O Senado aprovou nesta quarta-feira (2) um Projeto de Lei (PL) que altera a definição do crime de denunciação caluniosa, como são chamadas as denúncias contra pessoas conhecidamente inocentes. O PL, que faz mudanças para deixar a interpretação da lei mais restrita e objetiva, …
Continue reading “Senado aprova redefinição do crime de denunciação caluniosa”
PL faz mudanças para deixar a interpretação da lei mais restrita
O Senado aprovou nesta quarta-feira (2) um Projeto de Lei (PL) que altera a definição do crime de denunciação caluniosa, como são chamadas as denúncias contra pessoas conhecidamente inocentes. O PL, que faz mudanças para deixar a interpretação da lei mais restrita e objetiva, vai à sanção presidencial.

O relatório do senador Ângelo Coronel (PSD-BA) elencou três procedimentos que, se realizados contra pessoas sabidamente inocentes, se configuram como denunciação caluniosa: processo administrativo disciplinar, inquérito civil e ação de improbidade administrativa.
Além disso, não será a simples abertura de um procedimento administrativo, como sindicância ou notícia de fato, que se enquadrará nesse crime. Será necessário que o procedimento instaurado em decorrência da denúncia falsa tenha caráter sancionador e acusatório, e não meramente investigativo.
Denunciação caluniosa é considerado crime contra a administração da Justiça e sua pena é de reclusão de dois a oito anos e multa. Coronel lembrou a importância da lei em um contexto no qual pessoas, sobretudo políticos, são vítimas de notícias falsas. Para ele, a denunciação caluniosa está cada vez mais presente, em um contexto de pressão política e “práticas negociais descabidas”.
“Se temos sofrido com as chamadas fake news contaminando o ambiente público, é ainda mais perigosa a conduta de quem sabe da inocência alheia e promove procedimento acusatório baseado em falsidades. É contra isso, e pela sempre necessária restauração de um padrão ético fundado na boa-fé, que julgo meritório o presente projeto de lei”.
Fonte: Agência Brasil

Acompanhada pela governadora em exercício Celina Leão, ação reuniu saúde, cidadania, assistência social e regularização de documentos no Centcoop-DF

Estrutura amplia o acesso da população a espaços públicos adequados para a prática esportiva e passa a atender projetos sociais, escolinhas e moradores da região

Licitação prevê estudos de viabilidade e anteprojetos de engenharia para novo modal de transporte público com 15,8 km de extensão; investimento nesta etapa é de R$ 7,2 milhões

Candidato tem até o dia 19 de janeiro para apresentar o recurso
