
Vai de Graça: DF terá ônibus e metrô gratuitos neste sábado (30)
Operação dos ônibus também terá reforço neste sábado (30), em virtude do evento religioso Desperta Brasil
Após definidas, emendas serão analisadas pela Comissão Mista de Orçamento; projeto tem de ser aprovado até 17 de julho Comissões permanentes do Senado discutem emendas à LDO 2023, nesta quarta-feira (22) JEFFERSON RUDY/AGÊNCIA SENADO – 21.12.2021 . O Senado discute nesta quarta-feira (22) as emendas apresentadas ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2023. Serão analisadas …
Continue reading “Senado vota Lei de Diretrizes Orçamentárias em nove comissões”
Após definidas, emendas serão analisadas pela Comissão Mista de Orçamento; projeto tem de ser aprovado até 17 de julho
O Senado discute nesta quarta-feira (22) as emendas apresentadas ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2023. Serão analisadas as propostas de nove comissões permanentes da Casa para a LDO. Aquelas que forem aprovadas serão examinadas pela Comissão Mista de Orçamento (CMO). As comissões permanentes são colegiados temáticos que têm, entre outras atribuições, debater e votar as propostas legislativas.
A LDO é uma lei que orienta a elaboração e a execução do Orçamento da União para o ano seguinte. Ela rege a meta fiscal, além das regras para ações prioritárias do governo federal, sobre os recursos enviados aos entes federados e ao setor privado. A LDO é a base para a construção da LOA (Lei Orçamentária Anual) que, por sua vez, estabelece os orçamentos da União, pelos quais são estimadas as receitas e fixadas as despesas do governo.
O primeiro colegiado a discutir as emendas da LDO nesta quarta-feira será a Comissão de Meio Ambiente (CMA) . Entre as 88 emendas na pauta estão as que tratam de mudanças climáticas e gestão de riscos e desastres. Há também emendas sobre prevenção e controle do desmatamento e dos incêndios nos biomas.
Além das propostas da CMA, serão avaliadas as das seguintes comissões: Comissão Senado do Futuro (CSF), Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), Comissão de Segurança Pública (CSP), Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Comissão de Infraestrutura (CI), Comissão de Assuntos Sociais (CAS), Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT). Cada um dos colegiados que se reúne nesta quarta pode apresentar até oito emendas.
O governo federal enviou em abril ao Congresso o projeto da LDO para o ano de 2023. No documento, a inflação prevista para o ano que vem é de 3,3%. O Executivo apresentou também uma meta de déficit primário (quando o governo não gera recursos suficientes para superar seus gastos) pelo décimo ano consecutivo. Para 2023, o governo estima um rombo de pelo menos R$ 65,9 bilhões nas contas públicas.
O projeto tem de ser aprovado até 17 de julho pelo Congresso, que só pode entrar em recesso depois disso. Durante a tramitação no Parlamento, os valores sugeridos pelo governo podem ser alterados.
.
Operação dos ônibus também terá reforço neste sábado (30), em virtude do evento religioso Desperta Brasil
Relatório do Tesouro indica dívida pública do Brasil fora de controle
Texto segue agora para sanção presidencial
Interessados devem cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou ir a uma das 15 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana