
Deputado Hélio Lopes deixa acampamento após decisão de Moraes
Deputado havia armado barraca na Praça dos Três Poderes em protesto
Os senadores Eliziane Gama (PSD-MA) e Humberto Costa (PT-PE) encaminharam um ofício ao senador Chico Rodrigues (PSB-RR) pedindo explicações sobre a visita do parlamentar à terra indígena Yanomami. Rodrigues é presidente da comissão externa aberta para acompanhar a crise humanitária na região. Ele foi até o território Yanomami na segunda-feira (20), durante o Carnaval. A ida …
Continue reading “Senadores cobram de Chico Rodrigues explicação sobre visita à terra Yanomami”
Os senadores Eliziane Gama (PSD-MA) e Humberto Costa (PT-PE) encaminharam um ofício ao senador Chico Rodrigues (PSB-RR) pedindo explicações sobre a visita do parlamentar à terra indígena Yanomami. Rodrigues é presidente da comissão externa aberta para acompanhar a crise humanitária na região. Ele foi até o território Yanomami na segunda-feira (20), durante o Carnaval.
A ida ao território ocorre mesmo após instituições indígenas se posicionarem contrárias à participação dele e de demais parlamentares nos trabalhos da comissão. Na Terra Yanomami, o senador desceu na pista de Surucucu, onde há um pelotão do Exército, e foi até o posto de saúde em que indígenas doentes são atendidos pela força-tarefa emergencial criada frente à crise humanitária causada por garimpeiros ilegais.
Ele também sobrevoou áreas com presença de garimpos. O povo Yanomami vem sofrendo com desnutrição e a proliferação de casos de malária, situação oriunda do garimpo ilegal na região. O quadrou se agravou durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, que incentivou a atividade ilegal no território indígena.
• explique quais foram os objetivos e as atividades da comissão temporária na perspectiva da defesa dos povos Yanomami;
• informe se a visita atendeu aos critérios estabelecidos em portaria da Funai que estabelece procedimentos de acesso à Terra Indígena Yanomami durante emergência de saúde;
• comunique se houve comunicação formal à Funai e ao Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE-Yanomami) sobre a visita;
• apresente relatório detalhado da visita, com custos e ônus da missão, causas para a realização da visita antes da aprovação do plano de trabalho, além da ausência de comunicado em tempo hábil e anterior a visita.
No ofício, Eliziane e Costa também se posicionam contrariamente à forma como o presidente vem conduzindo os trabalhos da comissão. Eles afirmam que o colegiado não tem um plano de trabalho aprovado e que foram impedidos de participar da visita.
“Nossa assessoria foi notificada de que o Exército havia confirmado ida à Surucucu no dia seguinte, às 8h, com saída de Roraima, o que demonstra claro intento de inviabilizar nossa participação, vez que somos do Estado do Maranhão e do Estado de Pernambuco, como é de vosso conhecimento, sendo praticamente inviável nossa participação sem um planejamento adequado”.
Deputado havia armado barraca na Praça dos Três Poderes em protesto
Martins foi interrogado como um dos réus do núcleo 2 da trama golpista
Projeto pode ir a plenário já no segundo semestre, dizem deputadas
Deputado busca alternativa para manter mandato, mesmo morando nos Estados Unidos; sua licença de 120 dias expirou no último domingo