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A partir desta quarta (14), quatro trechos do Lago Sul passarão a receber técnica, que garante mais segurança aos motoristas; GDF já investiu R$ 6,5 milhões em reformas
Com o objetivo de garantir mais fluidez, segurança, conforto e qualidade de vida aos motoristas de Brasília, o Governo do Distrito Federal (GDF) – por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) – finalizou, nesta semana, o serviço de microrrevestimento asfáltico nos dois sentidos do Pistão Norte, em Taguatinga.
Agora, a avenida conta com uma tecnologia moderna, econômica e mais duradoura, que beneficiará os cerca de 65 mil motoristas que dirigem pela região diariamente. Nos próximos dias, as equipes do DER farão os serviços de sinalização das vias, que já estão totalmente liberadas. Ao todo, foram investidos R$ 2,5 milhões na reforma da pista.
De acordo com o engenheiro civil do DER Mozer de Castro, novas obras de microrrevestimento asfáltico estão previstas para começar já nesta quarta-feira (14) no Lago Sul, com um investimento de R$ 4 milhões. Segundo ele, quatro trechos receberão a técnica de recapeamento.
Técnica usada no Pistão Norte, em Taguatinga, o microrrevestimento asfáltico será feito em quatro trechos do Lago Sul, a partir desta quarta (14) | Foto: Geovana Albuquerque/ Agência Brasília
“A partir de amanhã começaremos a fazer a via do Gilberto Salomão sentido balão do Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek. Na sequência, o sentido contrário também será feito. Depois, o trecho entre o balão do aeroporto e a Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) também receberá a técnica de microrrevestimento, nos dois sentidos. A ideia é prolongar a vida útil do asfalto”, detalha.
Juntos, os trechos correspondem a uma área de 160 mil metros quadrados. Cerca de 30 mil motoristas passam diariamente pelos locais que receberão os serviços. Para minimizar os impactos no trânsito da região, os serviços serão executados das 21h às 6h.
Além de mais barato, o microrrevestimento asfáltico diferencia-se do modelo tradicional no que diz respeito à aderência da pista, inclusive em épocas de chuva. A técnica também prolonga a vida útil do asfalto. Enquanto o modelo tradicional tem durabilidade de aproximadamente seis anos, o material utilizado no Pistão Norte pode atingir dez anos de duração.
O microrrevestimento utilizado na obra é composto por uma mistura de brita, cal e emulsão especial. “O asfalto fica mais rugoso e áspero, trazendo mais aderência do pneu à pista e mais segurança ao motorista, sobretudo em períodos chuvosos”, explica Mozer de Castro.
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