BRASÍLIA

Serviços de saúde marcam fim de semana na capital

1 de setembro, 2025 | Por: Gabriel Silveira-Agência Saúde-DF

Mobilização contra sarampo e caravana de proteção animal foram destaque no Guará e Ceilândia, respectivamente; imunização ocorreu em todo o DF

O fim de semana foi marcado por importantes campanhas da saúde no Distrito Federal. No sábado (30), profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) do Distrito Federal estiveram na Feira do Guará, ao longo de todo o dia para oferecer vacinas a feirantes e consumidores. A atividade integra um plano de ações extramuros para a Região de Saúde Centro-Sul. No final de semana anterior, a presença dos profissionais de saúde na Feira dos Importados serviu à aplicação de mais de 1,3 mil doses de vacina.

Além da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), a oferta de imunizantes contra o HPV (Papilomavírus Humano) e a gripe foi a primeira boa surpresa que teve o professor de Educação Física, Marcelo Ottoline, 55, quando chegou ao local para almoçar com a família. Ao aproveitar a oportunidade para vacinar contra a gripe, o professor da rede pública de educação teve o segundo presente: quem lhe aplicou o imunizante foi sua ex-aluna, a enfermeira Flávia Amorim. “Professor atua para formar cidadãos. Encontrar ela aqui, formada, atuando, vacinando as pessoas. Tem alegria maior?”, manifesta.

A iniciativa contou com o apoio dos comerciantes locais. O presidente da Feira do Guará, Valdinei de Lima, deu o exemplo e aderiu à tríplice viral. “É uma ação muito importante para a população do DF. A SES-DF será sempre bem-vinda aqui. As portas estão abertas!”, declarou.

Equipes da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Vigilância Ambiental em Saúde da SES-DF estiveram presentes e ofertaram vacinas para toda a família durante a 4ª edição da Caravana de Proteção Animal. Foto: Matheus Oliveira/ Agência Saúde DF

Mobilização

Grandes mobilizações têm sido dedicadas ao bloqueio da transmissão de sarampo desde a confirmação dos primeiros casos importados no Brasil. A medida mais eficaz para a prevenção da doença e o controle de surtos e epidemias é a vacinação.

Por serem doenças altamente contagiosas e potencialmente graves, a SES-DF reforça a importância de manter o cartão de vacinação atualizado com a tríplice viral. As recomendações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) são: duas doses para pessoas de 12 meses a 29 anos; uma dose para adultos entre 30 e 59 anos; duas doses para profissionais de saúde, independentemente da idade.

A população deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência ao apresentar febre acompanhada de manchas vermelhas ou rosadas na pele, além de sintomas como tosse, coriza ou conjuntivite. Os imunizantes estão disponíveis para pessoas de 6 meses a 59 anos em todas as UBSs, assim como em ações extramuros.

Caravana de proteção animal

A Praça do Trabalhador em Ceilândia foi palco da 4ª edição da Caravana de Proteção Animal, realizada no sábado. A iniciativa promovida pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) ofereceu serviços gratuitos, como atendimentos veterinários e emissão de documentos. As equipes da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Vigilância Ambiental em Saúde da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) estiveram presentes e ofertaram vacinas para toda a família.

A gerente de ação educativa de trânsito do Detran-DF, Magda Brandão, celebrou a oportunidade de atualizar a caderneta de vacinação enquanto trabalhava no evento. Foto: Matheus Oliveira/ Agência Saúde DF


A advogada Rayane Pereira, 33, é participante assídua da atividade. “Quando tem a Caravana eu sempre venho. Está crescendo cada vez mais!”, destacou a moradora de Recanto das Emas. 

Na última ocasião, levou consigo quatro animais. Esta foi a vez de Pirulito, o shih tzu de um ano de vida, receber a vacina contra a raiva animal. “Nem sempre a gente consegue estar presente nas campanhas de vacinação. Aproveitei para trazê-lo e já realizar tudo o que precisava ser feito”, explicou, na companhia da mãe e da irmã.

A ocasião serviu também para que agentes públicos pudessem prevenir-se de doenças e contribuir para a redução da disseminação de agentes infecciosos na comunidade. A gerente de ação educativa de trânsito do Detran-DF, Magda Brandão, que oferecia instruções sobre os cuidados com os animais para prevenir acidentes e infrações, precisou dar apenas alguns passos para encontrar o estande da SES-DF e atualizar o seu cartão vacinal.

A profissional de segurança pública recebeu quatro vacinas: difteria e tétano, hepatite B, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e gripe. “Para a gente que está sempre na rua, esta é uma oportunidade muito boa para colocar as vacinas em dia”, celebra.

A advogada Rayane Pereira, participante assídua da Caravana de Proteção Animal, levou o shih tzu Pirulito para receber a vacina contra a raiva animal. Foto: Matheus Oliveira/ Agência Saúde DF

Artigos Relacionados