DESTAQUE

SES-DF lança o InovaSAM, primeiro laboratório público de inovação em saúde mental do Brasil

31 de janeiro, 2026 | Por: Agência Brasília

Entre as iniciativas já desenvolvidas está a SAMia, ferramenta de inteligência artificial que orienta e direciona população aos serviços necessários

A Secretaria de Saúde (SES-DF) anunciou, nesta sexta-feira (30), o lançamento do laboratório InovaSAM. O local irá desenvolver e integrar projetos na área de saúde mental. O objetivo é fomentar, apoiar e acompanhar as iniciativas, fortalecendo a troca de conhecimento entre profissionais e idealizadores. 

Liberado a servidores, pesquisadores, população e associações que tenham projetos de inovação em saúde mental, o laboratório é fruto da busca por soluções versáteis. “O intuito é que a saúde mental passe por uma adaptação para atender demandas contemporâneas e, com isso, avance tecnologicamente. O InovaSAM surgiu disso. Queremos desenvolver soluções efetivas, fáceis de serem implementadas e de baixo custo”, detalha a subsecretária de Saúde Mental, Fernanda Falcomer. 

SAMia é um dos projetos do InovaSAM já colocado em prática; ferramenta usa inteligência artificial para orientar a população sobre serviços de saúde mental | Fotos: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF

Um dos projetos criados pelo laboratório já está em funcionamento. A SAMia é uma ferramenta digital e gratuita, que utiliza inteligência artificial (IA) para orientar e direcionar a população aos serviços de saúde mental da rede pública. O aplicativo está disponível para celulares e computadores de forma simples e segura. O uso é anônimo e não exige cadastro, podendo ser utilizado para atendimento próprio ou para orientar terceiros. 

Coordenadora do laboratório, Keyla Almeida destaca que a iniciativa rompe barreiras e paradigmas sobre o cuidado com a saúde mental. “Decidimos pensar fora da zona de conforto. Fomos percebendo, ao longo do caminho da elaboração do InovaSAM, que algumas ideias podem parecer complicadas, mas são muito possíveis”, explica. “Trata-se de um ambiente aberto para receber novas mentes e ideias. É multidisciplinar”, complementa. 

Para as próximas etapas, está prevista a publicação de edital de chamamento de projetos e propostas inovadoras no âmbito da saúde mental. 

*Com informações da Secretaria de Saúde

Artigos Relacionados