
Programa Vai de Graça encerra 2025 com 31,6 milhões de viagens nos ônibus e metrô do DF
Média de acessos aos domingos foi 70% maior que o registrado antes do programa

Secretaria de Saúde tem mais de 70 locais de atendimento para quem quer deixar o vício
É hora de colocar em prática todas as promessas para o novo ano. E, se entre as suas metas estiver a de parar de fumar, a Secretaria de Saúde (SES-DF) tem mais de 70 locais onde é possível fazer o tratamento contra o vício. O serviço é gratuito, não sendo exigido encaminhamento médico para todos os interessados, de adolescentes a idosos.
No local escolhido, as equipes multidisciplinares fazem a avaliação e convidam o paciente para atividades que vão de conversas em grupo a atendimentos individualizados. A principal estratégia é a do tipo cognitivo-comportamental, mas pode haver uso de medicamentos, como a terapia de reposição de nicotina.
O tratamento ofertado nas unidades da SES-DF segue protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca). Há encontros estruturados que têm como foco o processo de parar de fumar. Em caso de sucesso, o paciente continua a ser acompanhado para manter fora da rotina o antigo vício. A duração depende de pessoa para pessoa.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabaco é uma das maiores ameaças à saúde pública global e a principal causa de morte evitável no mundo, matando mais de 8 milhões de pessoas por ano.
No DF, o último boletim epidemiológico sobre o tema, com dados de 2023, estima que cerca de 8,4% da população acima de 18 anos seja fumante, representando mais de 200 mil pessoas. Apenas em 2024, o programa de controle do tabagismo da SES-DF atendeu 1,7 mil pacientes.
*Com informações da Secretaria de Saúde

Média de acessos aos domingos foi 70% maior que o registrado antes do programa

Ministério do Turismo orienta famílias sobre regras do Conselho Nacional de Justiça para viagens seguras

Proprietário de automóvel que discorde da base de cálculo do imposto pode pedir impugnação por meio do atendimento virtual

Levantamento da SSP-DF aponta que a virada do ano no Distrito Federal foi marcada pela tranquilidade e pela atuação integrada das forças de segurança pública