
Alunos do RenovaDF iniciam reforma da praça da entrequadra 202/203 Sul
A turma do 3º ciclo de 2025 do programa de qualificação profissional do GDF ficará responsável pela limpeza e pintura, além da manutenção dos campos de areia

Veículos adaptados vão levar prevenção, tratamento e procedimentos de urgência a comunidades de difícil acesso
O Governo do Distrito Federal (GDF) recebeu cinco novas unidades odontológicas móveis (UOMs) para atuação em zonas rurais da capital. Os consultórios itinerantes são completos e instalados em veículos adaptados. Após o processo de emplacamento e contratação de seguro, profissionais da Secretaria de Saúde (SES-DF) levarão atendimento diretamente a comunidades de difícil acesso, especialmente em assentamentos, escolas e localidades sem unidades fixas próximas.
Cada veículo conta com cadeira odontológica, aparelho de profilaxia, iluminação adequada, sistema de esterilização e insumos necessários para procedimentos da Atenção Primária à Saúde Bucal. Dessa forma, será possível oferecer desde ações de prevenção e promoção da saúde até tratamentos restauradores e atendimentos de urgência, fortalecendo o cuidado integral à população.
O secretário de Saúde do DF, Juracy Lacerda, destacou que as novas unidades vão garantir o direito à saúde bucal mesmo em regiões mais distantes. “Os novos veículos vão ampliar a nossa capacidade de chegar a quem mais precisa. É um importante reforço para reduzir desigualdades e melhorar a qualidade de vida dos moradores da zona rural.”
A secretaria já iniciou os trâmites para colocar os veículos em funcionamento e integrá-los à rede pública. “Com a chegada das cinco UOMs, a população rural das regiões contempladas passará a contar com atendimento odontológico mais próximo, regular e resolutivo, facilitando a prevenção e o tratamento de doenças bucais”, completou a gerente de Serviços de Odontologia da SES-DF, Daniela Marques.
O investimento segue as diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente, que prevê a ampliação do acesso e a universalização da assistência odontológica. Os veículos foram cedidos pelo Ministério da Saúde (MS) e integrarão a estratégia de expansão do atendimento em áreas mais vulneráveis do DF.
*Com informações da Secretaria de Saúde (SES-DF)

A turma do 3º ciclo de 2025 do programa de qualificação profissional do GDF ficará responsável pela limpeza e pintura, além da manutenção dos campos de areia

Obrigatoriedade do uso da cadeirinha completa 15 anos

A programação inclui palestras, práticas esportivas, momentos de bem-estar e ações de integração

Com investimento de R$ 160 milhões, obra amplia a mobilidade urbana, melhora o tráfego e prepara Brasília para um novo padrão de transporte público; parte viária no sentido Eixo Monumental já está praticamente concluída
