
Eventos alteram o trânsito do DF neste fim de semana
Equipes do Detran-DF vão atuar no controle do tráfego para garantir fluidez e segurança viária

Capacitação de unidades-sentinela permite a detecção precoce de surtos e resposta mais rápida no atendimento
Cerca de 30 profissionais de saúde participaram, na quinta-feira (6), de uma oficina de capacitação para o monitoramento de doenças respiratórias. No encontro promovido pela Secretaria de Saúde (SES-DF) houve troca de experiências e mostra de boas práticas para as unidades-sentinela de síndromes respiratórias — pontos estratégicos de acompanhamento dessas viroses.
“A unidade-sentinela é um termômetro; se um vírus for introduzido, conseguimos detectar precocemente”, explica a gerente de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis e de Transmissão Hídrica e Alimentar da SES-DF, Renata Brandão.
Para fazer a detecção precoce, a SES-DF coleta exames em dez postos de monitoramento em unidades básicas de saúde (UBSs), unidades de pronto atendimento (UPAs) e hospitais, tanto da rede pública quanto da privada. Esses exames, após envio ao Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF), permitem que sejam identificados novos vírus ou variantes daqueles já conhecidos como os causadores da gripe e da covid-19.
Na capacitação — a quarta do tipo em dois anos — , os profissionais de saúde estudaram boas práticas para assegurar um fluxo contínuo de amostras para análise, o que ajuda a SES-DF a identificar rapidamente eventuais surtos. “No final de 2021 e início de 2022, por exemplo, conseguimos sinalizar o aumento do número de casos do vírus influenza, atípico para o período”, lembrou a enfermeira Cleidiane Carvalho. “Os dados da Vigilância são fundamentais para realizar estratégias, como de vacinação ou disponibilidade de leitos”.
Um dos participantes, o enfermeiro Heloy Silveira, coordenador da UPA do Núcleo Bandeirante, falou sobre a importância da atualização: “Vejo como uma oportunidade contínua de aprendizagem e sempre trago a equipe técnica, para que possa também acompanhar as evoluções e as atualizações”.
*Com informações da Secretaria de Saúde

Equipes do Detran-DF vão atuar no controle do tráfego para garantir fluidez e segurança viária

São mais de 112 mil vagas em 19 mil cursos

Profissionais de saúde passam por capacitação para aplicação do medicamento contra bronquiolite

Neurologista do Hospital de Base afirma que a doença não tem cura, mas não é sentença de morte
