
Cultura prorroga inscrições para edital Ocupa Goiás
Interessados no Ocupa Goiás agora têm até o dia 28 de julho para enviar suas propostas por meio da plataforma Baru
Em janeiro de 2021, Goiás recebeu pacientes de Manaus (AM), durante período crítico com falta de oxigênio na cidade
Fotos: Arquivo SES-GO
Na véspera do Dia Internacional de Conscientização sobre a Covid Longa, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), alerta a população sobre a necessidade de acompanhamento e tratamento dos agravos decorrentes da Covid-19, denominados como Covid Longa.
Uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, constatou que a infecção pelo coronavírus deixou sequelas graves e persistentes em uma parcela significativa da população, entre as quais fadiga, dor intramuscular, encefalite miálgica e comprometimento cognitivo.
O Estudo da Fiocruz foi feito em parceria com a Escola de Saúde Pública de Harvard e com a Escola de Economia e Ciências Políticas de Londres.
Os resultados da pesquisa apontaram alta prevalência de sintomas após a Covid: 91,1% dos entrevistados relataram, pelo menos, um sintoma; e 71,3% afirmaram vivenciar pelo menos um sintoma frequente. Do total de entrevistados, 39,3% informaram que tiveram síndrome pós-Covid, mas, apenas 8,3% tiveram um diagnóstico de Covid Longa de um profissional de saúde.
Goiás dispõe de uma rede hospitalar apta a prestar a assistência necessária às pessoas que sofrem com Covid Longa. Essa rede é composta por seis policlínicas e 23 hospitais altamente especializados, localizados na capital e em municípios estratégicos, em diferentes Regiões de Saúde.
“Essas unidades são dotadas de aparelhos de última geração e de equipes multiprofissionais preparadas a realizar o atendimento ágil, integral e humanizado”, assinala o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasível Santos.
A SES-GO, por meio da Superintendência de Políticas e Atenção Integral à Saúde, está estruturando uma linha de cuidado dedicada à doença, com o objetivo de organizar a assistência e promover capacitações voltadas à identificação precoce e ao diagnóstico preciso. Essas iniciativas buscam garantir uma assistência mais adequada, efetiva e humanizada aos pacientes.
Em 2023, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu a data de 15 de março como o Dia Mundial de Conscientização sobre a Covid Longa.
Os três primeiros casos de Covid-19 foram registrados em Goiás no dia 12 de março de 2020. Desde então, foram confirmados mais de 2 milhões de casos da doença no território goiano. O Governo de Goiás atuou de forma rápida quando ocorreram os primeiros casos.
De imediato, o governador Ronaldo Caiado – único médico a gerir um Estado no País – adotou uma série de providências relacionadas à prevenção da doença no território goiano e ao tratamento das pessoas que contraíram a infecção.
Entre essas iniciativas, destacam-se:
Os Hospitais de Campanha foram instalados na capital e nos municípios de:
O governo federal também instalou um Hospital de Campanha em Águas Lindas de Goiás.
Durante a pandemia, o Estado fez investimentos expressivos para a extensão do quantitativo de leitos, por meio de convênios com municípios e ampliação da rede própria, com foco na Regionalização da Saúde.
“Esses investimentos resultaram na ampliação da rede hospitalar do Estado, especializada em prestar assistência aos casos de alta complexidade”, enfatizou o secretário.
Ele ressalta que Goiás se destaca como um dos Estados que mais avançou no processo de regionalização da saúde, com a implementação das unidades de alta complexidade em diferentes pontos do território.
Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) – Governo de Goiás
Interessados no Ocupa Goiás agora têm até o dia 28 de julho para enviar suas propostas por meio da plataforma Baru
Escolas do Futuro de Goiás, mantidas pelo governo do Estado, oferecem oportunidades gratuitas de capacitação em arte e tecnologia em quatro municípios goianos
Secretaria de Educação de Valparaíso de Goiás
A capacitação é gratuita e inclui material, alimentação e certificado; inscrições vão até 17 de julho