
Fiscalização flagra 39 motoristas alcoolizados em duas regiões do DF
Ações do fim de semana resultaram em 92 autuações de trânsito e uma prisão por crime de alcoolemia
Mais de 55 mil lâmpadas já foram trocadas em Taguatinga, Vicente Pires, Sobradinho, SCIA, Lago Sul, Lago Norte e Águas Claras; meta é concluir a substituição em todo o DF até o fim do ano
Sete regiões administrativas do Distrito Federal já estão com 96% das luminárias públicas substituídas por modelos de LED, dentro do programa de modernização da iluminação conduzido pela CEB IPes. Taguatinga, Vicente Pires, Sobradinho, SCIA, Lago Sul, Lago Norte e Águas Claras já contam com quase toda a rede de iluminação atualizada. Em cada uma dessas regiões, falta apenas 4% da substituição para que a transição esteja completa.
Ao todo, foram trocadas 55.665 luminárias nessas áreas Taguatinga, já são 19.320 luminárias novas. Em Vicente Pires, foram 4.039; Sobradinho, 8.416; SCIA, 2.620; Lago Sul, 9.344; Lago Norte, 8.416; e Águas Claras, 3.510. A meta é concluir 100% da substituição em todo o DF até o fim deste ano.
A troca das antigas lâmpadas de vapor de sódio, de tonalidade amarelada, por luminárias de LED mais brancas e eficientes traz benefícios diretos para a população. As novas lâmpadas iluminam melhor, consomem menos energia, têm maior durabilidade e exigem menos manutenção. Além disso, o impacto também é sentido na segurança e na mobilidade, já que as ruas ficam mais claras e visíveis durante a noite.
Para o presidente da CEB, Edison Garcia, os resultados do programa refletem em melhorias concretas no cotidiano dos moradores. “Estamos promovendo uma transformação real na vida das pessoas. Iluminar melhor é investir em qualidade de vida e valorização do espaço público”, afirma.
O diretor de modernização da companhia, Mauro Landim, destaca que o DF está muito próximo de atingir a cobertura total. “Estamos perto de concluir a substituição de todas as luminárias do DF. O resultado já pode ser visto nas ruas: cidades mais claras e a população aproveitando melhor os espaços no período noturno”, destaca.
*Com informações da CEB IPes
Ações do fim de semana resultaram em 92 autuações de trânsito e uma prisão por crime de alcoolemia
Cerca de 6 mil unidades foram depredadas ou furtadas, gerando prejuízo de R$ 600 mil; perda material aumenta o descarte irregular e eleva os gastos com limpeza e varrição
Ações incluem retirada de 150 toneladas de entulho, desobstrução de bocas de lobo, podas preventivas e recuperação asfáltica em diversos pontos da cidade
Serviços de manutenção e modernização da rede elétrica serão realizados pela Neoenergia