
Projeto Mulher Digital abre inscrições para 10 vagas em cursos gratuitos para mulheres
Projeto Mulher Digital oferece mais de 100 vagas gratuitas em capacitações que abrangem informática, vendas online, marketing digital e gestão de redes sociais
Moradores poderão acessar serviços até sábado (19); ações de policiamento seguem até domingo (20) Santa Maria vai receber, a partir desta quinta-feira (17), a sexta edição da Cidade da Segurança Pública (CSP), um dos principais projetos do DF Mais Seguro, programa norteador de ações da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF). O evento …
Continue reading “Sexta edição da Cidade da Segurança Pública chega a Santa Maria”
Moradores poderão acessar serviços até sábado (19); ações de policiamento seguem até domingo (20)
Santa Maria vai receber, a partir desta quinta-feira (17), a sexta edição da Cidade da Segurança Pública (CSP), um dos principais projetos do DF Mais Seguro, programa norteador de ações da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF). O evento faz parte da programação do 29º aniversário da região administrativa, comemorado neste mês.
O lançamento da CSP será às 11h, no Ginásio Poliesportivo, local que irá concentrar grande parte das ações, com a presença dos chefes e gestores da segurança pública do DF, entre outras autoridades do governo. A prestação de serviços ao público segue até sábado (19) e as ações de policiamento e fiscalização serão realizadas na cidade até domingo (20).
A CSP contará com a participação ativa e integrada das forças de segurança – polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Detran-DF – e demais órgãos e instituições parceiras, como a Secretaria de Segurança Pública de Goiás, da Secretaria de Administração Penitenciária, com a fiscalização de apenados, do Departamento de Estradas de Rodagem e da Polícia Rodoviária Federal, atuando em ações de fiscalização de trânsito.
“Durante a realização das edições anteriores, não registramos crimes contra a vida nas regiões e, ainda, tivemos a redução de cerca de 40% das demais incidências criminais”, afirma o secretário Júlio Danilo
Esta edição contará, ainda, com atuação das secretarias da Mulher, de Saúde, de Desenvolvimento Social, do Trabalho, de Justiça e DF Legal; do Banco de Brasília, Defesa Civil, Serviço de Limpeza Urbana, Caesb, Administração Regional do Gama e Neoenergia BSB.
“Desde a última edição, realizada em dezembro, em São Sebastião, aproveitamos para rever os processos internos do projeto e avaliar resultados para que as reduções criminais continuem. A CSP é, sem dúvida, uma das grandes apostas para isso. Em 2021 tivemos o menor índice de homicídios dos últimos 45 anos e nosso objetivo é que, este ano, a redução permaneça”, explica o secretário de Segurança Pública do DF, Júlio Danilo.
“Durante a realização das edições anteriores, não registramos crimes contra a vida nas regiões e, ainda, tivemos a redução de cerca de 40% das demais incidências criminais. O que comprova a eficiência deste projeto, que, com apoio do governador Ibaneis Rocha, nos possibilita trabalhar cada área de forma individualizada”, completa.
Escolha da região
Para definir a região de realização da CSP, alguns fatores são analisados. Entre eles, a estrutura das forças de segurança locais, levantamentos e análises criminais realizadas pelos setores de estatística e inteligência e a identificação de desordens, que verificam situações como mato alto e falta de iluminação, que incidem diretamente na sensação de segurança da população local.
Assim como foi feito em edições anteriores, a administradora regional de Santa Maria, Marileide Romão, receberá um relatório com todas as desordens, que poderá contribuir com a segurança, segundo o secretário, mesmo após a finalização da CSP.
“Esse evento está sendo realizado no mês de aniversário de nossa cidade e está sendo mais marcante ainda. Os serviços e reforço do policiamento serão de extrema importância para nossa Santa Maria e região”, comemora Marileide.
Como parte da programação da CSP, está prevista a realização da operação DF Livre de Carcaças, que completará dois anos esta semana. A operação Quinto Mandamento, que ocorre todo final de semana, sempre de sexta a domingo em duas regiões administrativas diferentes por dia, ocorrerá exclusivamente em Santa Maria, de sexta-feira (18) a domingo (20).
Durante a CSP, seguindo protocolos de segurança sanitária, serão realizadas ações voltadas para o atendimento ao público, como emissão de carteiras de identidade, visitas ao Museu de Drogas da PCDF e palestra com orientações de primeiros-socorros, entre outros temas.
Também serão realizadas orientações do programa de Prevenção Orientado à Violência Doméstica e Familiar (Provid), da Polícia Militar do DF, além de oferta de serviços pelos demais parceiros, como emissão de conta de luz, orientações sobre carteira de motorista e orientações sobre enfrentamento da violência doméstica.
*Com informações da Secretaria de Segurança Pública
Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger
Projeto Mulher Digital oferece mais de 100 vagas gratuitas em capacitações que abrangem informática, vendas online, marketing digital e gestão de redes sociais
Cargos com maior oferta salarial são de técnico mecânico e biomédico. Interessados podem cadastrar currículo por aplicativo ou presencialmente
Abordagem tem previsão de passar por nove pontos da região administrativa
Interrupção será das 9h às 15h para manutenção e modernização da rede elétrica. Desligamento garante segurança dos moradores e das equipes que realizam os trabalhos