
Hemocentro de Brasília registra mais de 57 mil doações de sangue em 2025
Atuação da instituição garantiu mais de 82 mil transfusões de sangue na rede pública de saúde do Distrito Federal

O Sinesp CAD integra as informações de todas as forças e órgãos de segurança dando agilidade às ocorrências e permitindo consulta imediata dos dados. O DF é a 14ª unidade da federação a aderir ao sistema Foto: Ascom/SSP-DF As forças e os órgãos de segurança do Distrito Federal passaram a integrar o novo sistema nacional …
Continue reading “Sistema nacional de operações de segurança pública DF”
O Sinesp CAD integra as informações de todas as forças e órgãos de segurança dando agilidade às ocorrências e permitindo consulta imediata dos dados. O DF é a 14ª unidade da federação a aderir ao sistema

Foto: Ascom/SSP-DF
As forças e os órgãos de segurança do Distrito Federal passaram a integrar o novo sistema nacional de operações criado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Sinesp CAD (Central de Atendimento e Despacho). Trata-se de um instrumento de integração dos serviços para dar suporte e diminuir o tempo de resposta a atendimentos públicos emergenciais, otimizar a gestão de recursos e melhorar o planejamento operacional.
A implantação teve início em maio após o Governo do Distrito Federal (GDF) firmar um acordo técnico com o governo federal. A Polícia Militar (PMDF) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) foram as primeiras forças do DF a aderir ao sistema, que se expandiu para a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), a Polícia Civil (PCDF), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o Departamento de Trânsito (Detran) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

“Esse sistema vem para realmente servir para o atendimento de fato das ocorrências. O grande benefício é ser completamente gratuito. Uma outra vantagem é estar integrado a toda a base nacional de ocorrências, de veículos, de condutores, de mandados de prisão e de uma série de informações que podem ser acessadas facilmente”, afirma o chefe do Centro de Operações da Polícia Militar do Distrito Federal (Copom), tenente-coronel Emerson Almeida Cardoso.
Uma das facilidades é a obtenção de dados de ocorrências em tempo real. “O policial militar consegue de um smartphone com o aplicativo linkado preencher as informações de uma ocorrência in loco diretamente para o sistema”, revela Cardoso.
Outro benefício é o acesso aos dados durante a abordagem de suspeitos. “O nosso quadradinho aqui é cercado pelo Goiás. Dentro do território goiano já existem forças usando o sistema. Então se um elemento for abordado aqui e fichado lá poderemos fazer o rastreio pelo Sinesp CAD. Também é possível analisar as passagens desse cidadão em todo o território brasileiro”, acrescenta. Atualmente, o DF é a 14ª unidade da federação a aderir ao sistema.
O Sinesp CAD substitui o Sistema de Gestão de Ocorrências (SGO). A implantação teve duração de cinco meses com treinamento das tropas e dos multiplicadores feitos pelo Copom com instruções teóricas e práticas. Todos os órgãos deverão estar completamente integrados ao sistema até 9 de outubro.

Atuação da instituição garantiu mais de 82 mil transfusões de sangue na rede pública de saúde do Distrito Federal

Datas foram publicadas no Diário Oficial do DF desta quarta-feira (31)

Confira o cardápio especial de 1º de janeiro de 2026 nos equipamentos que oferecem café da manhã, almoço e jantar

Entre 2019 e 2025, governo instalou 689 papa-lixos e 15 papa-entulhos em diversas regiões administrativas
