
Relatório do TCU identifica ‘deficiências’ em políticas públicas do governo federal
Tribunal avaliou formulação, implementação e resultados de nove programas federais, como o Bolsa Família

Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência investiga o caso; nove ministérios foram afetados
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) do governo, que pode ter sofrido um ataque hacker na terça-feira, é responsável pelo andamento digital de processos administrativos como nomeações e portarias de ministérios, além do início de tramitação de medidas provisórias (MPs) e projetos de leis, antes de eles irem para o Palácio do Planalto.
É por meio do SEI que os documentos são criados, editados, assinados ou arquivados eletronicamente.
O SEI de nove ministérios e dois outros órgãos federais saiu do ar às 11h de terça-feira, após o que o Ministério da Gestão (MGI), responsável pelo sistema, chamou de incidente cibernético. A Polícia Federal e a Abin foram acionadas e investigam um possível ataque hacker.
De acordo com o MGI, parte das ferramentas continua fora do ar e não há previsão de retorno de funcionamento. Por ora, os investigadores atuam em levantamentos preliminares.
Em nota, o Ministério da Gestão também tratou do incidente.
“Não foram afetados os serviços ofertados ao cidadão via GOV.BR. As equipes de TI já estão tratando o incidente para que os serviços sejam restabelecidos o mais breve possível”, disse a pasta.
Pela manhã, o MGI enviou um comunicado aos servidores sobre um “incidente grave de segurança cibernética”, que deixou indisponível “várias soluções tecnológicas”, como o SEI, e diversas funcionalidades.
O ministério disse aos servidores que as equipes estavam “atuando para assegurar” que os dados estivessem íntegros e seguros.
“Ainda não há previsão para a conclusão do reparo. Diante da situação, pedimos que busquem soluções alternativas para não ter paralisação de nenhum processo ou procedimento urgente”.
Na circular interna, o Ministério orienta ainda que as solicitações de serviços sejam registradas por telefone:
“Pedimos que informem todos os casos em que os computadores estejam sem acesso à internet e procurem utilizar outra máquina que tenha acesso. Enviaremos outro boletim com informações no início da tarde. Vamos manter a comunicação intensiva pelos meios oficiais até a resolução do incidente.”

Tribunal avaliou formulação, implementação e resultados de nove programas federais, como o Bolsa Família

Presidente da Comissão de Saúde da CLDF, Dayse Amarilio apresentou um panorama da situação da Atenção Primária no DF

Profissionais receberam moções de louvor em solenidade realizada pelo deputado Thiago Manzoni

Igor Dias Delecrode compareceu com habeas corpus que lhe garantiu o direto de permanecer em silêncio
