
Plano Piloto recebe ação de acolhimento à pessoa em situação de rua nesta quinta
Abordagem está prevista para passar por 11 pontos da região administrativa

Embora a Lei dos Grandes Geradores exista desde 2016, muitos estabelecimentos comerciais não cumprem a norma que define regras para quem gera acima de 120 litros de rejeitos por dia. Isso foi observado mais uma vez em ação realizada pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU), dia 3, no Noroeste. Na ocasião, foram aplicados dez termos […]
Embora a Lei dos Grandes Geradores exista desde 2016, muitos estabelecimentos comerciais não cumprem a norma que define regras para quem gera acima de 120 litros de rejeitos por dia. Isso foi observado mais uma vez em ação realizada pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU), dia 3, no Noroeste. Na ocasião, foram aplicados dez termos de constatação de irregularidade (TCI).
Servidores da autarquia visitaram estabelecimentos no bairro para verificar se as empresas se enquadram como grandes geradoras, orientar sobre a Lei nº 5.610/2016 e aplicar os TCIs nos casos de descumprimento. Segundo a servidora do SLU, Mayara Menezes, a maioria dos estabelecimentos não cumpre a legislação e não tinha conhecimento sobre as regras.
“O DF tem uma quantidade enorme de estabelecimentos que geram essa quantidade diária de resíduos superior a 120 litros, mas temos cerca de mil cadastros no site do SLU. Nessa ação que nós estamos fazendo, esses estabelecimentos têm a chance de serem orientados pelo SLU e mostrarem posteriormente que estão cumprindo as próprias responsabilidades junto ao DF Legal”, afirmou.
O Noroeste foi escolhido para receber a orientação por causa dos 148 papa-lixos que entraram em operação no dia 19 de dezembro de 2022. Os equipamentos são somente para atender as demandas domiciliares, portanto os estabelecimentos comerciais classificados como grandes geradores não podem utilizá-los.
“O Noroeste é a 1ª região do DFl a contar com os papa-lixos específicos para coleta seletiva. Então nossa equipe está aqui focada em orientar os moradores sobre essa novidade e alertar o comércio local sobre a lei dos grandes geradores”, disse o diretor-presidente do SLU, Silvio Vieira.
Todos os estabelecimentos comerciais que produzem acima de 120 litros de rejeitos por dia (o equivalente a um saco de 100 litros e quatro sacolinhas pequenas de 5 litros) são responsáveis pela coleta, pelo transporte e pela destinação final dos próprios resíduos. Os grandes geradores devem ser cadastrados no site do SLU.

Abordagem está prevista para passar por 11 pontos da região administrativa

Comemoração acontece após Dia Nacional da Luta Antimanicomial e Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Capital federal se consolida entre os principais destinos brasileiros para congressos e eventos internacionais, fortalecendo o segmento e atraindo novas oportunidades para o turismo

Secretaria Executiva das Cidades vai cadastrar interessados para atuar durante o Favela Sounds 2026 e a Solenidade Corpus Christi 2026 - Católico
