ECONOMIA

STF começa a julgar vínculo trabalhista de motoristas e entregadores nesta semana

29 de setembro, 2025 | Por: Agência O Globo

Rappi e Uber contestam decisões da Justiça Trabalhista

Aplicativo: empresas contestam decisões da Justiça do Trabalho que reconheceram o vínculo empregatício com os motoristas e entregadores — Foto: freepik

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para a próxima quarta-feira (dia 1°) o início do julgamento sobre o reconhecimento de vínculo empregatício entre entregadores e motoristas de aplicativos e as plataformas digitais. A controvérsia é conhecida como uberização das relações de trabalho.

A decisão a ser tomada pela Corte terá impacto sobre dez mil processos que estão parados em todo o país à espera do posicionamento do plenário.

Serão julgadas duas ações que são relatadas pelos ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes e chegaram ao Supremo a partir de recursos protocolados pelas plataformas Rappi e Uber. As informações são da Agência Brasil.

Contestação

As empresas contestam decisões da Justiça do Trabalho que reconheceram o vínculo empregatício com os motoristas e entregadores.

A Rappi alegou que as decisões trabalhistas que reconheceram o vínculo de emprego com a empresa desrespeitaram posição da própria Corte que entende não haver relação de emprego formal com os entregadores.

A Uber sustentou que é uma empresa de tecnologia, e não do ramo de transportes, e que o reconhecimento de vínculo trabalhista altera a finalidade do negócio da plataforma, violando o princípio constitucional da livre iniciativa de atividade econômica.

Além das defesas das plataformas, os ministros vão ouvir durante o julgamento as sustentações orais de entidades que defendem o reconhecimento do vínculo trabalhista de motoristas e entregadores.

O julgamento sobre a uberização será a primeira pauta do plenário sob o comando do ministro Edson Fachin, que será empossado no cargo de presidente do STF na próxima segunda-feira (dia 29). Ele sucederá o ministro Luís Roberto Barroso, que encerra um mandato de dois anos à frente do Tribunal.


BS20250929103828.1 – https://extra.globo.com/economia/noticia/2025/09/stf-julgara-vinculo-trabalhista-de-motoristas-e-entregadores.ghtml

Artigos Relacionados