
Duas regiões do DF recebem ação de acolhimento à pessoa em situação de rua nesta terça
Abordagem está prevista para passar por 25 pontos das duas regiões administrativas

Para relator, a falta da cobrança enfraquece o sistema sindical O Supremo Tribunal Federal (STF) validou na segunda-feira (11) a legalidade da contribuição assistencial para custear o funcionamento de sindicatos. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil O caso específico julgado pela Corte trata da possibilidade de cobrança nos casos de trabalhadores não filiados aos sindicatos e de […]
Para relator, a falta da cobrança enfraquece o sistema sindical
O Supremo Tribunal Federal (STF) validou na segunda-feira (11) a legalidade da contribuição assistencial para custear o funcionamento de sindicatos.
![]()
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
O caso específico julgado pela Corte trata da possibilidade de cobrança nos casos de trabalhadores não filiados aos sindicatos e de forma obrigatória por meio de acordo e convenção coletiva de trabalho.
A contribuição assistencial não se confunde com a contribuição sindical, mais conhecida como imposto sindical, que foi extinto com a reforma trabalhista de 2017 e não está sendo analisado pelos ministros neste julgamento.
O julgamento foi iniciado em 2020 e, após diversos pedidos de vista, foi finalizado hoje.
A maioria dos ministros seguiu voto proferido pelo relator, ministro Gilmar Mendes, em 2020. Para o ministro, a cobrança é constitucional e uma tese deve ser definida para balizar o julgamento da questão pelo Judiciário de todo o país.
O caso voltou à tona em função de um recurso apresentado pelos sindicatos envolvidos no julgamento. Na votação, Mendes mudou seu entendimento em relação ao julgamento da questão em 2017, quando o Supremo entendeu que a cobrança da contribuição assistencial era inconstitucional.
No entendimento de Mendes, a falta da cobrança enfraquece o sistema sindical.
O julgamento ocorreu no plenário virtual, modalidade na qual os ministros inserem os votos no sistema eletrônico do STF e não há deliberação presencial.
Edição: Marcelo Brandão
Fonte: Agência Brasil

Abordagem está prevista para passar por 25 pontos das duas regiões administrativas

Peças ornamentam dez bancos em concreto que ficarão no Parque Nacional de Brasília de modo permanente. Ação faz parte do projeto Arte Integração, apoiado pelo GDF

Inscrições podem ser feitas até 3 de julho

Programa de Órtese e Prótese do GDF já entregou mais de 2,3 mil cadeiras de rodas, ampliando a autonomia de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida
