
Governo do DF apresenta Plano Distrital de Combate à Violência Contra a Mulher
Rede de proteção avança na articulação de políticas públicas para prevenção e enfrentamento da violência de gênero

Missionário José Olímpio retorna à Câmara dos Deputados, onde esteve por duas legislaturas
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/c/9/roBVO3RiKsyb7H5RagJg/missionario.png)
O suplente Missionário José Olímpio afirmou nesta quinta-feira que já foi formalmente comunicado pela Câmara dos Deputados para assumir, de forma definitiva, o mandato deixado por Eduardo Bolsonaro, cassado por excesso de faltas regimentais.
— Já fui formalmente comunicado pela Câmara dos Deputados para assumir o mandato, conforme os trâmites regimentais.
A convocação ocorre após a Mesa Diretora da Câmara declarar a perda do mandato de Eduardo Bolsonaro por ato administrativo, sem votação em plenário. O deputado ultrapassou o limite de ausências permitido pelo Regimento Interno da Casa. Fora do país há meses, Eduardo também é investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por ter articulado, nos Estados Unidos, sanções contra autoridades brasileiras, incluindo ministros da Corte.
José Olímpio disse que, ao assumir a vaga, sua atuação no Congresso será pautada por uma agenda conservadora.
— Minha atuação será pautada pela defesa dos interesses da população brasileira, com foco em pautas sociais, liberdade religiosa, fortalecimento da família, geração de emprego e desenvolvimento social — disse.
Missionário evangélico e político veterano, José Olímpio retorna à Câmara após já ter exercido dois mandatos anteriores como deputado federal por São Paulo, entre 2011 e 2019. Filiado ao PL, construiu sua trajetória parlamentar com forte ligação à bancada evangélica e a pautas de costumes, mantendo atuação recorrente em temas ligados à liberdade religiosa, família e políticas sociais.
Ao longo da carreira, integrou frentes parlamentares de perfil conservador e se alinhou ao bolsonarismo, embora não faça parte do núcleo mais próximo da família Bolsonaro. Seu perfil é o de um parlamentar ideológico, com discurso voltado ao eleitorado religioso e presença constante em debates sobre valores morais no Congresso.
Com a cassação de Eduardo Bolsonaro, José Olímpio assume como primeiro suplente do PL em São Paulo. Ele era o segundo na escala e se tornou o primeiro da fila após Adilson Barroso ter assumido, nesta semana, o mandato de Carla Zambelli. Por já ter exercido o mandato durante uma licença-médica, ele já tomou posse e não precisará repetir a solenidade. Ele assume o mandato definitivo automaticamente, após a conclusão dos trâmites administrativos internos da Câmara.
BS20251218232453.1 – https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2025/12/18/suplente-de-eduardo-bolsonaro-ja-foi-comunicado-para-assumir-mandato-definitivo-saiba-quem-e.ghtml

Rede de proteção avança na articulação de políticas públicas para prevenção e enfrentamento da violência de gênero

Gustavo Feliciano assume vaga de Celso Sabino

Saúde alerta para baixa cobertura vacinal de tríplice viral, poliomielite, influenza e covid-19 Distrito Federal enfrenta queda na cobertura imunizante e intensifica ações de vacinação

Com a entrega, GDF se aproxima da marca de 30 unidades de ensino da primeira infância inauguradas no Distrito Federal
