Brasília Agora
Brasília Agora


VARIEDADES

Supremo marca para novembro julgamento de dois habeas corpus de Robinho

30 de outubro, 2024 / Por: Agência O Globo

Ex-jogador está preso desde março, após decisão do STJ homologar sentença da Itália

Supremo marca para novembro julgamento de dois habeas corpus de Robinho
Sessão da Corte Especial do STJ de julgamento do caso Robinho — Foto: Rafael Luz/STJ

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para o dia 15 de novembro a retomada do julgamento de dois pedidos de habeas corpus do ex-jogador Robinho. Detido desde 22 de março, ele cumpre pena de 9 anos de prisão por um estupro coletivo cometido na Itália, em 2013.

O julgamento, interrompido em setembro por um pedido de vista do ministro Gilmar Mendes, será retomado no plenário virtual da Corte. Neste formato não há debate entre os ministros, eles apenas depositam o seus votos em um sistema eletrônico. A análise dos habeas corpus será feita entre os dias 15 e 26.

Até o momento, somente o voto do relator do caso, ministro Luiz Fux, foi proferido. O ministro foi contrário aos dois habeas corpus apresentados pela defesa do ex-atleta. Fux entendeu que não houve irregularidades na decisão do STJ que determinou a prisão.

A defesa do ex-jogador pede a anulação da decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que homologou a sentença da Justiça italiana contra Robinho e determinou a prisão imediata dele.

Para os advogados, ele não poderia ser preso porque ainda há recursos pendentes de análise no próprio STJ. O condenado está cumprindo pena no presídio de Tremembé (SP), desde março deste ano.


BS20241030144649.1 – https://oglobo.globo.com/esportes/noticia/2024/10/30/supremo-marca-para-novembro-julgamento-de-dois-habeas-corpus-de-robinho.ghtml