
Vai de Graça: ônibus e metrô do DF registram 2,4 milhões de acessos durante o Carnaval
Movimento de passageiros foi intenso, semelhante ao registrado no mesmo período do ano anterior

Iniciativa da Polícia Militar fez parte das comemorações dos 28 anos da faixa de pedestre no Distrito Federal; mostra pode ser visitada até este domingo (6)

Como parte das comemorações pelos 28 anos da implantação da faixa de pedestre no Distrito Federal, a Polícia Militar (PMDF) realiza neste fim de semana uma exposição no Taguatinga Shopping. A ação, promovida pelo Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran), ocupa o pátio central do shopping e segue aberta ao público até este domingo (6).
A mostra reúne viaturas, motocicletas, equipamentos operacionais, banners informativos e apresentações do Teatro Rodovia – grupo da PMDF que utiliza linguagem lúdica para conscientizar crianças e adultos sobre segurança no trânsito. O objetivo é aproximar a comunidade da história da faixa de pedestre, símbolo de cidadania e respeito no trânsito brasiliense.
Desde a sexta-feira (4), visitantes de todas as idades têm passado pelo espaço para interagir com os policiais militares, conhecer curiosidades sobre o trabalho da corporação no trânsito e relembrar os marcos da campanha de valorização da faixa, que teve início em 1997, na SQS 307, na Asa Sul.
“O evento vai além de comemorar o aniversário da faixa de pedestre, um marco do Distrito Federal. Serve também para manter viva a história de empenho da PMDF na implantação e disseminação da cultura de respeito à faixa de pedestre em todo o DF”, observou o coronel Edvã de Oliveira, comandante do CPTran.
As celebrações começaram na última terça-feira (1º), com um evento simbólico na faixa da SQS 307/308 – marco histórico da mobilização pela travessia segura. A programação incluiu ações educativas, apresentações teatrais e blitzes de conscientização.
A data de 1º de abril foi oficializada como o Dia da Faixa em homenagem à iniciativa do coronel Renato Azevedo, que, há 28 anos, iniciou o movimento que transformou a relação entre pedestres e motoristas no DF. Desde então, o respeito à faixa tornou-se parte essencial da cultura de trânsito da capital.
*Com informações da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF)

Movimento de passageiros foi intenso, semelhante ao registrado no mesmo período do ano anterior

Abordagem está prevista para passar por 10 pontos na região administrativa

Forças de segurança contaram com colaboração da população durante toda a folia; entre as ocorrências registradas, 70% foram de furto de celular

Unidade oferece tratamento multidisciplinar aos bichos; foco é a reabilitação, com soltura na natureza
