
Cine Brasília celebra legado de Vladimir Carvalho com exibição e lançamento de livro
Evento marca um ano da morte do documentarista e reúne amigos, admiradores e público em homenagem promovida pelo GDF e pelo Coletivo Maria Cobogó

A apresentação é chamada de brincadeira. Os personagens são bonecos. E o palco, uma tenda. Em novembro, o mundo encantado do teatro de fantoche vai visitar seis colégios da rede pública de ensino do Distrito Federal. É o projeto Mamulengo Vai à Escola, que levará às crianças de Taguatinga, Samambaia, Riacho Fundo, Riacho Fundo II, …
Continue reading “Teatro de bonecos ensina estudantes do DF a interagir com a cultura”
A apresentação é chamada de brincadeira. Os personagens são bonecos. E o palco, uma tenda. Em novembro, o mundo encantado do teatro de fantoche vai visitar seis colégios da rede pública de ensino do Distrito Federal. É o projeto Mamulengo Vai à Escola, que levará às crianças de Taguatinga, Samambaia, Riacho Fundo, Riacho Fundo II, Gama e Brazlândia a oportunidade de conhecer mais sobre esse patrimônio cultural brasileiro.
O programa, uma iniciativa da BTM Produções junto ao grupo Mamulengo Presepada, é financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) , vinculado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec). Cada uma das visitas, realizadas de 1º a 10 de novembro, seguirá o mesmo roteiro: de manhã e à tarde haverá teatro, oficina formativa para professores e doação do Kit Educativo Brincante.
“Eu me apaixonei pelos bonecos logo no primeiro contato, na década de 1970, em sala de aula; e, desde que comecei a brincar, cultivo o sonho de levar o teatro para as escolas”, conta o idealizador do projeto, Chico Simões. “Quero que as crianças conheçam mais sobre essa arte. A manifestação da cultura popular faz parte da nossa identidade.”.
Mais do que apresentar o mamulengo aos alunos, Chico espera contribuir para que o teatro de bonecos faça parte das rotinas escolares como ferramenta pedagógica para a educação patrimonial. “É importante que os professores se interessem pelo projeto, porque dependerá deles assumir a coordenação dessa brincadeira”, explica.
Além do curso, cada escola visitada receberá um Kit Educativo Brincante, composto por uma mala com dez bonecos de luva, um estandarte de cena e uma barraca teatral em tamanho infantil. Entre os personagens, estão figuras como a Margarida Flor da Vida, boneca grávida que tem a barriga removível, e seu marido, o Vaqueiro Benedito, além da Burrinha Lamparina e do bebê Baltazar.

Evento marca um ano da morte do documentarista e reúne amigos, admiradores e público em homenagem promovida pelo GDF e pelo Coletivo Maria Cobogó

Evento gratuito reúne mais de 300 artesãos de todo o país, com oficinas, apresentações musicais e destaque para a produção do Distrito Federal

Iniciativa busca promover a reflexão sobre os desafios hídricos globais a partir da arte e do cinema

Espetáculo da companhia Néia e Nando arrecadará fraldas e kits hospitalares em troca dos ingressos
