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Teleconsultas ampliam acesso e agilizam atendimento a pacientes em UPAs do DF

16 de setembro, 2025 | Por: Agência Brasília

Serviço já atendeu mais de 5,5 mil pessoas com impacto positivo para pacientes e para a gestão; atendimentos começaram em maio deste ano, em Vicente Pires, e já foram expandidos para as unidades de pronto atendimento de Samambaia, Gama e Ceilândia I e II

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Samambaia passou a oferecer teleconsultas, tornando-se a quinta unidade a adotar o serviço | Foto: Divulgação/IgesDF

A saúde pública do Distrito Federal deu mais um passo rumo à inovação. Desde segunda-feira (15), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Samambaia passou a oferecer teleconsultas, tornando-se a quinta unidade a adotar o serviço. A expectativa é que, até o fim deste ano, todas as 13 UPAs administradas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IgesDF) contem com essa modalidade, que veio para agilizar o atendimento e ampliar o acesso da população aos médicos.
 
Desde maio de 2025, quando a UPA de Vicente Pires começou o teleatendimento, o serviço já foi expandido para outras quatro unidades: além de Samambaia, Gama e Ceilândia I e II. Juntas, já atenderam mais de 5,5 mil pessoas. “Estamos avançando com muita responsabilidade. Antes de expandir, avaliamos os resultados clínicos, a infraestrutura e o acolhimento da comunidade local. Queremos que a teleconsulta se torne um verdadeiro polo facilitador da jornada do paciente dentro do SUS”, avalia o diretor de Atenção à Saúde do IgesDF, Rodolfo Lira.

O presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF), Cleber Monteiro, destaca que o objetivo é modernizar o acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS), sem renunciar ao vínculo humano no cuidado com os pacientes. “Estamos incorporando tecnologia, mantendo o cuidado próximo e humanizado. Com a teleconsulta, conseguimos não apenas desafogar as salas de espera, mas também oferecer cuidado imediato e direcionado”, afirma.
 
A estudante Gabriela Silva viveu essa experiência na unidade de Vicente Pires. Ela chegou com dores no abdômen e foi classificada como paciente de menor urgência, com pulseira verde. “Eu achei que teria que ficar esperando muito tempo, porque tinham outras pessoas em situações mais graves. Mas fui surpreendida com uma proposta que nem sabia que existia aqui no DF”, conta.
 
A técnica de enfermagem da UPA ofereceu a teleconsulta para a estudante, que foi atendida na hora. “A médica apareceu na tela, analisou meus exames, fez perguntas, explicou meu quadro e prescreveu o tratamento. Parecia que ela estava ali comigo, de verdade”, relata. “Foi rápido, eficiente e muito acolhedor. Recomendo para minha família inteira”, diz. 

“Estamos incorporando tecnologia, mantendo o cuidado próximo e humanizado. Com a teleconsulta, conseguimos não apenas desafogar as salas de espera, mas também oferecer cuidado imediato e direcionado”Cleber Monteiro, presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF)

Atendimento moderno e humanizado 

A implementação da teleconsulta nas UPAs é uma iniciativa do IgesDF, que busca dar mais resolutividade aos casos classificados como verdes — pacientes com menor gravidade que, muitas vezes, enfrentam longas esperas ou desistem do atendimento.
 
“Queremos garantir que todo usuário que procura o serviço receba atendimento digno e ágil. A teleconsulta é segura, rápida e permite que o paciente inicie imediatamente seu tratamento, inclusive com medicação na própria unidade”, explica a chefe do Núcleo de Inovação e Saúde Digital (Nusad), Amandha Dias.
 
Somente na UPA do Gama, a maior em quantidade de atendimentos, mais de 2 mil pacientes foram atendidos por teleconsulta em 90 dias, já que o serviço funciona apenas durante a semana. Segundo levantamento do Instituto, cerca de 60% dos pacientes de classificação verde optaram pela nova modalidade, com alto índice de aprovação.

Como funciona 

Após a triagem, o paciente é convidado a participar da consulta por vídeo. Se concordar, assina um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e é encaminhado para uma sala equipada com câmera, microfone e sistema eletrônico. O atendimento é realizado por médicos, que podem solicitar exames, prescrever medicamentos, emitir atestados e, se necessário, encaminhar o caso para atendimento presencial.
 
“É uma abordagem híbrida, que respeita as necessidades de cada paciente. Se houver qualquer dúvida ou sinal de agravamento, o caso é imediatamente revertido para atendimento presencial. Nossa prioridade é a segurança e o cuidado integral”, detalha Rodolfo Lira. Além da agilidade, a iniciativa fortalece o papel da equipe de enfermagem, que acolhe e orienta o paciente em todas as etapas do processo.

Arte: IgesDF

Medida preventiva e estratégica 

A teleconsulta também se consolida como uma importante ferramenta de prevenção. Segundo a gerente de Comando Estratégico do IgesDF, Lillian Santos, quando o paciente é atendido ainda nos primeiros sintomas, evita-se o agravamento do quadro clínico. “Estamos falando de uma estratégia que beneficia a todos. Evitamos a perambulação do paciente em busca de assistência, reduzimos as chances de retorno com complicações e ainda esperamos a diminuição de casos classificados como de maior complexidade nas UPAs”, destaca a gerente.

A médica Mônica Dandara Montenegro, especialista em Medicina de Família e Comunidade, integra a equipe de atendimento remoto. Para ela, além de garantir acesso, a iniciativa promove educação em saúde e melhora o uso dos recursos do sistema público. “Os pacientes recebem orientação sobre hábitos saudáveis, entendem melhor como funciona a rede pública e aprendem a buscar os canais corretos. Isso evita sobrecarga e melhora o cuidado como um todo”, observa.

Para a estudante Gabriela, essa orientação foi fundamental. “Não precisei esperar horas, nem voltar outro dia. Saí com tudo resolvido. E saber que posso contar com um sistema assim, mesmo sem gravidade, me dá mais confiança no atendimento”, conta. 


 

*Com informações do Instituto de Gestão Estratégica em Saúde (IgesDF)

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