
Instalação de câmeras de segurança nas escolas vira Lei no DF
Já o monitoramento dentro das salas de aula é opcional, e pode ocorrer a partir de decisão de cada diretoria escolar

Estruturas começaram a ser instaladas em abril e são aprovadas por mais de 97% dos usuários
As 11 tendas montadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para acolher pacientes com dengue já realizaram 52.135 exames, além de 21.275 hidratações e 554 transferências desde que começaram a ser instaladas, em abril. Desse total, foram atendidos 33.049 adultos e 17.025 crianças.
Segundo levantamento da Secretaria de Saúde, 97,7% dos atendidos consideraram o serviço excelente e outros 1,5% o avaliaram como bom. Foram consultadas 1.086 pessoas atendidas.
As tendas funcionam todos os dias da semana em esquema semelhante ao dos hospitais de campanha, para facilitar o acesso da população a exames e consultas. Nas estruturas do Gama, do Paranoá e do Guará, o atendimento é ininterrupto, 24 horas por dia; nas demais, é das 7h às 19h.
Os espaços estão estrategicamente posicionados próximo a hospitais regulares, unidades de pronto atendimento (UPAs) e unidades básicas de saúde (UBSs), a fim de garantir um atendimento mais rápido aos pacientes sintomáticos da doença e, consequentemente, reduzir a pressão sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).

As tendas de atendimento têm a mesma estrutura de hospitais de campanha | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília
Funcionamento 24 horas
→ Gama – estacionamento do hospital regional local (HRG)
→ Guará – em frente à UBS 1
→ Paranoá – estacionamento do Hospital da Região Leste
Funcionamento das 7h às 19h
→ Plano Piloto – estacionamento do Hospital Regional da Asa Norte (Hran)
→ Vicente Pires – estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA)
→ Varjão – atrás da UBS 1
→ Taguatinga – estacionamento do ambulatório do Hospital Regional de Taguatinga (HRT)
→ Planaltina – na policlínica da região
→ Águas Claras – estacionamento da UBS 1 do Areal
→ Ceilândia – estacionamento do hospital regional local (HRC)
→ Samambaia – estacionamento da UBS 7

Já o monitoramento dentro das salas de aula é opcional, e pode ocorrer a partir de decisão de cada diretoria escolar

Capacitação de unidades-sentinela permite a detecção precoce de surtos e resposta mais rápida no atendimento

Desde 2019, sistema recebeu três novas estações, melhorias tecnológicas e investimentos que garantem mais conforto e eficiência

Redução no número de casos é resultado de trabalho intenso de qualificação do pré-natal, ampliação da testagem rápida e tratamento oportuno dos pacientes
