
Consumidor vai receber desconto na conta de energia em janeiro
Ano começará com a bandeira tarifária verde

Acordos podem ser feitos pela internet ou presencialmente. Saiba como participar de programa do governo federal

Termina nesta sexta-feira (dia 17) o programa Renegocia!, criado pelo governo federal para consumidores quitarem débitos com diversos setores, como bancos, empresas de serviços essenciais e comércio varejista. A iniciativa oferece descontos que podem passar de 90% do valor da dívida. Outra vantagem é o parcelamento do débito de acordo com o orçamento familiar.
De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o programa tem como objetivo restabelecer o poder de compra do consumidor. “Além de recuperar a saúde financeira da população, a iniciativa contribui para a retomada do crédito e o aquecimento da economia”, justifica a pasta.
O Renegocia! não tem limitação de renda ou de valor de dívida.
O país tem mais de 70 milhões de pessoas negativadas, segundo um levantamento feito pela Serasa. Além de ajudar os brasileiros a saírem da inadimplência, a pasta afirma que o programa incentiva a conscientização sobre o uso responsável do crédito e a educação financeira.
“Consumidores financeiramente saudáveis são essenciais para o desenvolvimento sustentável do País”, afirma Vitor Hugo do Amaral, diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor.
O consumidor pode participar do programa acessando o portal consumidor.gov.br. Outra possibilidade é ir a uma unidade do Procon.
No Rio, o Procon-RJ fica na Avenida Rio Branco 25, 5º andar, no Centro do Rio. Já o Procon Carioca fica na Rua Aristídes Lôbo 71, 2º andar, no Rio Comprido,
1. Acesse a plataforma consumidor.gov.br
Visite o site oficial do programa ou consulte os aplicativos das empresas participantes.
2. Faça o cadastro
Informe seus dados pessoais, como CPF e RG, e escolha a instituição ou a empresa com a qual deseja renegociar.
3. Consulte suas dívidas
Identifique os valores devidos e veja as propostas disponíveis.
4.Escolha a proposta mais adequada para a sua realidade
Você pode aceitar as condições propostas ou, em alguns casos, fazer uma contraproposta.
5.Formalize o acordo e acompanhe
Após fechar a negociação, faça o pagamento das parcelas ou a quitação integral.

Ano começará com a bandeira tarifária verde

Novo projeto foi necessário para adequar valores de referência para cálculo do imposto. Não houve alteração nas alíquotas

Saque do valor em conta será feito em dezembro e fevereiro

Responsável pelo financiamento do Prospera-DF, o Fundo para a Geração de Emprego e Renda do Distrito Federal (Funger) ficará fora da prática de reversão do superávit financeiro do Tesouro do DF
