ESPORTES

The Best é 2º round entre Vini Jr e Rodri após Bola de Ouro

16 de janeiro, 2025 | Por: Agência O Globo

Brasil também concorre em disputas de goleiro, técnido de equipe feminina e Fan Awards

Sem alarde, a Fifa anunciou que a cerimônia do The Best será nesta terça, às 14h (de Brasília) em jantar de gala em Doha, no Catar. A premiação, que elege os melhores jogadores e treinadores do futebol masculino e feminino, é equivalente à Bola de Ouro, da revista France Football. E, assim como ocorreu antes do primeiro prêmio, Vini Jr aparece como favorito entre os homens. Fica a expectativa se o desfecho será diferente.

Ao realizar o The Best no país sede da Copa Intercontinental e na véspera da final, a Fifa levou a premiação para o mesmo local onde estará o Real Madrid, que no dia seguinte decidirá o título com o Pachuca. O clube foi a grande notícia da Bola de Ouro, em outubro, ao boicotar o evento por ter recebido a informação de que Vini não havia sido eleito.

Vencedor na ocasião, o espanhol Rodri, do Manchester City, também concorre agora. Não há informações de que o time espanhol estará presente no evento.

A premiação da Fifa foi criada em 1991 e chegou a se juntar à Bola de Ouro entre 2010 e 2015. A partir de 2016, com a separação, ganhou o nome de The Best. Para além de serem prêmios distintos, os sistemas de votação também apresentam diferenças, o que alimenta as esperanças do público brasileiro de verem Vini eleito.

Enquanto na premiação francesa 100 jornalistas de todo o mundo votam entre os 30 finalistas escolhidos por um corpo técnico, no The Best são 10 finalistas (também definidos por um juri especializado), e a pontuação se divide entre capitães e técnicos de seleções, jornalistas e voto popular.

Além de Rodri, Vini tem entre os concorrentes os colegas de Real Mbappé, Bellingham, Carvajal, Toni Kroos (agora aposentado) e Valverde.

O Brasil não conta com representantes na disputa entre as mulheres. Mas Arthur Elias, da seleção, concorre a melhor treinador de uma equipe feminina. Ele tem adversários de peso na disputa. Entre eles, Emma Hayes, campeã olímpica pelos Estados Unidos e que assumiu o comando do Chelsea.

Já Ederson, do Manchester City, representará o Brasil na categoria melhor goleiro. Entre os principais concorrentes estão Unai Simón, da Espanha e do Athletic Bilbao; Dibu Martínez, da Argentina e do Aston Villa; e Lunin, da Ucrânia e do Real Madrid.

A edição deste ano ainda marca a estreia do prêmio Marta, uma versão do Puskás exclusiva para mulheres concedido à autora do gol mais bonito. E a própria brasileira concorre com o feito pela seleção em amistoso contra a Jamaica.

A votação dos prêmios Marta e Puskás é popular. Assim como a do Fan Awards, que tem o vascaíno Guilherme Gandra, mais conhecido como menino Gui, entre os concorrentes. O torcedor de 10 anos, xodó dos cruz-maltinos, concorre com o mexicano José Armando e com o escocês Craig Ferguson.


BS20241217040021.1 – https://extra.globo.com/esporte/noticia/2024/12/the-best-e-2o-round-entre-vini-jr-e-rodri-apos-bola-de-ouro-entenda-diferenca-no-sistema-de-votacao.ghtml

Artigos Relacionados