Brasília Agora
Brasília Agora


ESPORTES

Toyota não renovará patrocínio olímpico devido à tendência ‘cada vez mais política’ do evento

27 de setembro, 2024 / Por: Agência O Globo

Marca automobilística encerra patrocínio com o Comitê Olímpico Internacional após quase dez anos

Toyota não renovará patrocínio olímpico devido à tendência ‘cada vez mais política’ do evento
Toyota não renovará seu patrocínio olímpico após quase 10 anos. Foto: Divulgação / Paris 2024

A Toyota anunciou que não renovará o acordo de patrocínio com o Comitê Olímpico Internacional (COI) após os Jogos de Paris devido à tendência “cada vez mais política” do evento, que relega os atletas para segundo plano, segundo a marca automobilística.

A empresa japonesa chegou a um acordo de patrocínio de dez anos com o COI em 2015.

“Há algum tempo que me pergunto se o evento realmente coloca os atletas como prioridade”, disse Akio Toyoda, presidente da Toyota, acrescentando que acredita que o evento se tornou “cada vez mais político”, num podcast da marca divulgado quinta-feira através do YouTube.

“Na minha opinião, os Jogos Olímpicos deveriam ser simplesmente ver atletas de todos os horizontes enfrentarem todos os desafios, alcançando o impossível”, continuou ele.

A montadora segue outra empresa japonesa, a Panasonic, que também concluiu sua colaboração com os Jogos Olímpicos.

A gigante da eletrônica anunciou há duas semanas que deixaria de ser patrocinadora dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, encerrando um relacionamento com o COI iniciado em 1987.

Thomas Bach, presidente do COI, disse em comunicado que entende e respeita “a necessidade do grupo Panasonic adaptar sua estratégia comercial”.

Após a saída da Panasonic e da Toyota, treze empresas fazem parte do programa de patrocínio olímpico.


BS20240927121118.1 – https://oglobo.globo.com/esportes/noticia/2024/09/27/toyota-nao-renovara-patrocinio-olimpico-devido-a-tendencia-cada-vez-mais-politica-do-evento.ghtml