BRASÍLIA

Trabalhadores rurais são atendidos no Cras por meio de mutirão

3 de novembro, 2022

Profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) cumpriram expediente na terça-feira (1) no escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) em São Sebastião para atender produtores rurais da região em relação às demandas do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Cerca de 60 produtores rurais acompanhados pela …

Profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) cumpriram expediente na terça-feira (1) no escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) em São Sebastião para atender produtores rurais da região em relação às demandas do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Cerca de 60 produtores rurais acompanhados pela Emater-DF foram atendidos pela equipe do Cras, formada por dez agentes, um especialista e um coordenador de equipe.

De acordo com a gerente do escritório local da Emater-DF em São Sebastião, Maíra Andrade, o mutirão da Sedes foi solicitado diante da dificuldade de deslocamento dos produtores rurais até o Cras para a resolução de problemas relacionados aos programas e políticas públicas. “Faz parte do nosso atendimento, enquanto assistência técnica e extensão rural, ser uma ponte e intermediar o acesso dos produtores rurais aos programas sociais tanto do Governo do Distrito Federal (GDF) quanto do governo federal, como o Auxílio Gás, Prato Cheio e o Auxílio Brasil. Além desses serviços, neste mutirão os produtores poderão se cadastrar na tarifa social de energia elétrica”, explica Maíra.

A moradora do Assentamento Nova Camapuã, Anarlete de Miranda Gouveia, foi uma das produtoras rurais atendidas pelo mutirão. “Tenho quatro filhos pequenos e foi ótimo ter vindo aqui. Atualizei meu cadastro e consegui isenção para tirar a 2ª via da identidade. Foi uma maravilha esse serviço da Emater.” Manoel Messias dos Santos agendou o atendimento no mutirão para atualizar o Cadastro Único (CadÚnico), fazer a carteira do idoso e se informar sobre o acesso à tarifa social de energia elétrica. Morador da comunidade rural Cava de Baixo, ele estava protelando a solução desses problemas por causa da pandemia. “Agora está tudo resolvido e foi muito rápido”, avalia.

Artigos Relacionados