
Boxes sem atividade regular em feiras permanentes podem ser retomados pelo GDF
Publicação no DODF desta quinta-feira (13) estabelece prazo de 15 dias úteis para apresentação de recurso administrativo pelos ocupantes

O trabalho desenvolvido por dois professores da rede pública do Distrito Federal foi reconhecido com o primeiro e o terceiro lugares no Prêmio Professor Inovador. Os profissionais atuam em escolas do Recanto das Emas em projetos que utilizam a tecnologia para incentivar a aprendizagem. A professora Patrícia da Costa Sousa, da Escola Classe (EC) 203 …
Continue reading “Trabalho de professores obtém destaque em premiação”
O trabalho desenvolvido por dois professores da rede pública do Distrito Federal foi reconhecido com o primeiro e o terceiro lugares no Prêmio Professor Inovador. Os profissionais atuam em escolas do Recanto das Emas em projetos que utilizam a tecnologia para incentivar a aprendizagem.
A professora Patrícia da Costa Sousa, da Escola Classe (EC) 203 do Recanto das Emas, conquistou o primeiro lugar com o projeto Da Leitura à escrita criativa e a gamificação. Já Francenylson Luiz Dantas dos Santos ficou com o terceiro lugar na premiação. Ele atua na Coordenação Regional de Ensino do Recanto da Emas e, em 2022, desenvolveu o projeto Robótica para vida – Aluno Maker Digital com 100 estudantes da região.
A metodologia inovadora do projeto Da Leitura à escrita criativa e a gamificação une o incentivo à leitura com a tecnologia. Uma das ações do projeto foi o desenvolvimento de um escape room, jogo com pistas e enigmas baseados nos contos lidos em sala. A narrativa foi elaborada pelos alunos e, a partir das ideias deles, a docente montou as pistas.
Patrícia conta que o objetivo é desenvolver o letramento literário, de modo a promover a criatividade, a criticidade e o protagonismo estudantil. “Propomos uma nova relação entre o aluno e o texto literário”, afirma a professora. “Muitas vezes, essa relação se dá de maneira formal e de uma forma distanciada dos gostos e interesses dos alunos. Busco aproximá-los dos textos, dando-lhes liberdade para falar sobre eles a partir de seus gostos, experiências”.
Os estudantes também fizeram a reescrita criativa de três contos de Edgar Allan Poe. A coletânea dessas produções textuais está no livro Ecos de uma noite sombria: uma releitura de Poe. Ao todo, 28 alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio participaram do projeto, iniciado em 2021.

Publicação no DODF desta quinta-feira (13) estabelece prazo de 15 dias úteis para apresentação de recurso administrativo pelos ocupantes

Iniciativa pioneira do GDF garante acolhimento digno a pessoas em situação de rua durante à noite e amplia oportunidades de acesso à leitura e ao conhecimento

Os jovens que ainda não se inscreveram para o Programa Jovem Candango (2025-2027) têm até o dia 19 de novembro para concorrer a uma das 1.800 vagas disponíveis

Abordagem está prevista para passar por oito pontos da região administrativa
