
Portões Abertos 2025: evento na Base Aérea de Brasília, terá ônibus extras e linha especial
Semob reativa linha 102.2 e reforça a 102.1 para atender passageiros, que podem utilizar gratuitamente os serviços pelo Vai de Graça
Para garantir a fluidez do tráfego e a segurança dos foliões, foram planejadas mudanças principalmente na região central da cidade
O Carnaval 2025 trará mudanças significativas no trânsito do Distrito Federal, especialmente na região central de Brasília. A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), por meio do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTRAN), atuará em conjunto com o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) para garantir a segurança viária e a mobilidade dos foliões. As intervenções ocorrerão entre os dias 1º e 4 de março.
Duas áreas principais serão interditadas: a Avenida S2 e a Esplanada dos Ministérios. As interdições terão início às 10h da manhã, com horários distintos de liberação. Na Esplanada, o bloqueio permanecerá até as 2h da manhã do dia seguinte, sendo reaberto durante a madrugada. Já na Avenida S2, o trecho compreendido entre o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e os Correios permanecerá fechado durante todo o período de Carnaval.
Além dessas interdições, outras restrições serão implementadas:
A corporação reforçará o policiamento nas áreas de maior circulação de foliões, com foco na revista pessoal, a fim de impedir a entrada de objetos proibidos, como garrafas de vidro e armas brancas. A segurança também será intensificada nas estações do metrô, especialmente nas estações Central, Galeria, Arniqueiras, Águas Claras e Concessionárias.
Para facilitar o deslocamento da população e reduzir o número de veículos particulares nas ruas, o transporte público terá tarifa gratuita durante o período festivo.
A PMDF orienta os foliões a estarem atentos às alterações no trânsito e a utilizarem, sempre que possível, o transporte público. Para aqueles que optarem por táxis ou transporte por aplicativo, pontos específicos estarão disponíveis na Feira da Torre, Estação Rodoviária e Clube do Choro.
A corporação também reforça a importância da responsabilidade no trânsito, alertando para os riscos da combinação de álcool e direção. Como parte das medidas preventivas, serão realizadas blitzes da Lei Seca ao longo do período carnavalesco para coibir infrações e aumentar a segurança viária.
A operação contará ainda com um Posto de Comando na Cidade da Segurança Pública, localizado no estacionamento superior norte da Torre de TV, que servirá como base para as forças de segurança e ponto de apoio aos foliões.
Para mais detalhes sobre as interdições e o esquema de segurança do Carnaval 2025, a população pode acompanhar as redes sociais da PMDF e do Detran-DF, além dos informes oficiais divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do DF.
*Com informações da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF)
Semob reativa linha 102.2 e reforça a 102.1 para atender passageiros, que podem utilizar gratuitamente os serviços pelo Vai de Graça
Interrupção temporária é necessária para garantir segurança dos profissionais que trabalharão na manutenção da rede elétrica
Prazo vai de 1º de outubro deste ano a 31 de março de 2026
A ação integra as comemorações dos 47 anos do maior parque urbano da América Latina