
João Fonseca crava outra vitória em Wimbledon e avança à 3ª rodada
Ele é o mais jovem a se classificar no simples masculino em 14 anos
Duelo entre Glentoran e Cliftonville, na Irlanda do Norte, foi restaurado e colorido digitamente
Criado há 161 anos, o futebol passou por décadas de evoluções até que se tornasse o esporte que conhecemos hoje, evoluções que têm poucos registros na história, principalmente em seus primeiros anos. No entanto, no último final de semana, uma filmagem rara que mostra a modalidade em seus primórdios voltou a viralizar nas redes e impressionou usuários. Trata-se de uma partida disputada na Irlanda do Norte há 127 anos. Assista:
O duelo é entre Glentoran e Cliftonville no The Oval, casa do Glentoran, na capital Belfast. Na curta filmagem, de 43 segundos, jogadores das duas equipes parecem disputar uma espécie de ataque contra defesa, com a bola sendo tocada em frente a um dos gols, defendido por vários atletas.
A filmagem é do cineasta e videojornalista francês Alexandre Promio, morto em 1926, um dos pioneiros do cinema. Ele trabalhou com os irmãos Lumière, pais da sétima arte.
A colorização e a remasterização foram feitas digitalmente em 2021 pelo canal Storia Colorata, que usou técnicas de correção e inteligência artificial para adequar cores, contraste e ritmo das imagens.
Mais de um século depois da filmagem, o Glentoran e o Cliftonville seguem como clubes importantes na Irlanda do Norte. O primeiro é o segundo maior campeão nacional, com 23 títulos, enquanto o Cliftonville tem cinco conquistas.
Ele é o mais jovem a se classificar no simples masculino em 14 anos
Pietra Sena teve apoio do Compete Brasília, que custeou as passagens aéreas da competidora
Time inglês foi eliminado no Mundial de Clubes após perder para o Al-Hilal por 4 a 3
O time venceu a Inter de Milão por 2 a 0 e foi o único carioca a passar de fase no campeonato; filha do atleta esteve presente no jogo também