
Inscrições abertas para segunda edição do Projeto Toca Literária do Cerrado
Evento ocupará o Parque Ecológico Saburo Onoyama, em Taguatinga, do dia 17 deste mês a 8 de junho; atividades gratuitas usam as artes para promover a educação ambiental
Fios que Atravessam o Tempo é conduzido por três mulheres com uma longa trajetória na arte de contar histórias
As vezes, as memórias mais preciosas se perdem em meio à correria do dia a dia. “Fios que Atravessam o Tempo” surge para resgatar e celebrar histórias longínquas, de um tempo mais lento, de conexões pessoais mais intensas.
Voltado para o público idoso, o espetáculo literário é uma oportunidade para resgatar essas memórias, fortalecer vínculos e proporcionar momentos de escuta ativa, bordados e conversas recheadas de afeto, circulando nos Centros de Convivência de Ceilândia e Taguatinga e no Lar dos Velhinhos Maria Madalena, no Núcleo Bandeirante.
O espetáculo é inspirado no livro Fios que Atravessam o Tempo (Editora IMEPH), uma miscelânea de criação literária e resgate das memórias da infância das escritoras Ana Neila Torquato, Hozana Costa e Rose Costa. Essas três renomadas autoras e contadoras de histórias se uniram para criar uma experiência única. Uma coletânea das memórias de diferentes gerações, entremeadas por bordados.
Fios que Atravessam o Tempo é uma experiência envolvente, composta por uma apresentação cênica-literária protagonizada pelas três autoras, uma oficina de bordado, onde o ato de trabalhar com as mãos ajuda a despertar memórias e criar narrativas pessoais.
A oficina acontece após uma roda de conversa, um momento especial em que o público idoso é incentivado a compartilhar as suas próprias vivências e recordações, gerando um ambiente de escuta ativa e acolhimento.
Uma apresentação musical com raízes na cultura ancestral brasileira permeia todo o evento, trazendo mais encantamento e emoção, conectando o público às suas origens e tradições. Uma celebração à vida, à ancestralidade e às histórias que nos conectam. Um projeto que busca ouvir, acolher e, acima de tudo, mostrar que as vivências dos mais velhos têm um valor incalculável.
Este projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura e da Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal. O projeto é conduzido por três mulheres com uma longa trajetória na arte de contar histórias: Ana Neila Torquato é pedagoga, psicopedagoga e escritora, autora de dez livros, com foco nas infâncias.
Atuando como mediadora de leitura, traz em sua escrita a sensibilidade das memórias e da natureza. Hozana Costa é educadora há mais de 30 anos com vasta experiência em mediação de leitura e na implementação de projetos literários. É escritora, contadora de histórias e palhágica. Acredita no poder transformador e curativo da sociedade através da arte. Seus livros trazem afetividade, encantamento e ludicidade. Rose Costa é atriz, escritora e contadora de histórias, cresceu em meio a bonecas de pano e carretéis de linha. A infância simples e poética inspira suas narrativas, que conectam a literatura de cordel e as memórias afetivas de gerações.
Tricontando: Fios que atravessam o tempo.
Evento ocupará o Parque Ecológico Saburo Onoyama, em Taguatinga, do dia 17 deste mês a 8 de junho; atividades gratuitas usam as artes para promover a educação ambiental
Criado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, certame tem inscrições gratuitas de 10 de maio a 25 de junho e R$ 195 mil em prêmios, contemplando sete categorias entre obras publicadas em português e projeto de incentivo à leitura
Público poderá aproveitar, até domingo (11), mediações culturais gratuitas pela exposição, com a presença da curadoria e de alguns dos artistas participantes, tudo de forma gratuita
De 10 de maio a 15 de junho, acontece Deu a Louca na I.A. – A NOVA, INÉDITA e NUNCA VISTA comédia do G7, no Teatro La Salle (906 Sul). Saiba mais aqui!