DESTAQUE

Trump impõe “tarifa recíproca” de 10% sobre produtos do Brasil

3 de abril, 2025 | Por: Agência O Globo

Medicamentos e outros produtos ficam de fora das novas taxas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cumpriu hoje a promessa de anunciar ‘tarifas recíprocas’, que atingiram o Brasil — Foto: Editoria de Arte

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (dia 2) a aplicação de “tarifas recíprocas” para produtos importados pelos americanos. O Brasil é um dos países que terão seus produtos taxados nos EUA em 10%, o percentual mais baixo do pacote.

A Casa Branca informou que novas tarifas entram em vigor em 5 e 9 de abril. Em um discurso de quase uma hora nos jardins da Casa Branca no fim da tarde de hoje, Trump repetiu várias vezes que “hoje é o Dia da Libertação”.

Antes, Trump confirmou que vai impor 25% de tarifas a todos os automóveis fabricados fora dos EUA a partir de meia-noite. Ele já havia mencionado essa medida na semana passada e a confirmou hoje. Esses produtos ficam fora das “tarifas recíprocas”, assim como aço e alumínio, que igualmente já haviam sido taxados em 25% por Trump.

O governo dos EUA vai aplicar 10% de tarifas para produtos de países como Brasil, Cingapura e Reino Unido.

Brasil fica com tarifa básica

Segundo a Casa Branca, a política de Trump estabelecerá uma tarifa básica de 10% sobre todos os produtos de todos os países, exceto aqueles que estiverem em conformidade com o acordo de livre-comércio USMCA entre México, Canadá e Estados Unidos (os produtos que não estiverem em conformidade continuarão a ser cobrados a uma taxa de 25%).

Os importadores de mercadorias de outros países começarão a pagar a tarifa básica de 10% no sábado, às 12h01 (horário de Brasília). Entre eles estão os produtos que vão do Brasil para os EUA.

Um grupo de cerca de 60 países, que as autoridades seniores do governo Trump rotularam de “piores infratores”, receberá uma tarifa de metade da taxa que cobram dos Estados Unidos. Essas tarifas recíprocas entrarão em vigor em 9 de abril, às 12h01 (horário de Brasília).

Remédios ficaram fora

Medicamentos e outros produtos — incluindo alguns já sujeitos a tarifas anteriores — não estão incluídos nas novas taxas, segundo uma ficha técnica divulgada pela Casa Branca. No entanto a indústria farmacêutica pode ser alvo de outras tarifas no futuro.

O presidente americano diz que suas medidas protecionistas têm como objetivo estimular a produção nos EUA, mas há um temor entre economistas de que tornem produtos mais caros para os americanos, gerando inflação.

— Vamos produzir os carros e navios, chips, aviões, minerais e medicamentos de que precisamos bem aqui na América — disse Trump ao anunciar as novas tarifas. — As empresas farmacêuticas vão voltar com tudo, estão voltando com tudo, todas estão voltando para o nosso país porque, se não voltarem, vão pagar um imposto pesado. E, se voltarem, eu vou ficar muito feliz.


BS20250403002258.1 – https://extra.globo.com/economia/noticia/2025/04/trump-taxa-importados-e-impoe-tarifa-reciproca-de-10percent-sobre-produtos-do-brasil.ghtml

Artigos Relacionados