
Lago Sul recebe ação de acolhimento da pessoa em situação de rua nesta quarta (3)
Abordagem está prevista para passar por 11 pontos da região administrativa
Demanda antiga da comunidade, a obra, com 2,5 quilômetros de extensão, evitará perdas por evaporação e contaminação por animais O canal de irrigação que abastece produtores do Núcleo Rural Ponte Alta Norte, no Gama, está sendo tubulado. A obra vai beneficiar 26 empreendimentos do local e era uma demanda antiga da comunidade. Ao todo, são …
Continue reading “Tubulação de canal de irrigação beneficia produtores rurais no Gama”
Demanda antiga da comunidade, a obra, com 2,5 quilômetros de extensão, evitará perdas por evaporação e contaminação por animais
O canal de irrigação que abastece produtores do Núcleo Rural Ponte Alta Norte, no Gama, está sendo tubulado. A obra vai beneficiar 26 empreendimentos do local e era uma demanda antiga da comunidade. Ao todo, são 2,5 quilômetros de tubulação em PVC e polietileno de alta densidade (Pead).
De acordo com o zootecnista Fabio Renato Rodrigues, do escritório da Emater-DF do Gama, a região tem produtores de hortaliças e frutas, além de dois empreendimentos pesque-pague, que geram 30 empregos. “Além da adequação ambiental, essa ação beneficia a economia da região”, explica. Segundo Fabio, a tubulação evita perdas por evaporação e infiltração no solo e também contaminações. A água é utilizada para irrigação das lavouras e consumo humano e animal.
O zootecnista esclarece que o canal, que existe desde a década de 1990, não possuía outorga da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa-DF). “A agência notificou os usuários e nós orientamos sobre o procedimento”, acrescenta Fabio. Os empreendedores rurais da região tinham problemas de falta de água, principalmente no período da seca.
Foto: Divulgação/Emater-DF
Segundo o assessor da Emater-DF Edvan Sousa Ribeiro, o canal, que nasce na área de proteção do Manancial Olhos D’Água, foi custeado com recursos de emenda parlamentar destinados pelo deputado distrital Daniel Donizeti. O investimento na obra é de R$ 150 mil. “A tubulação está sendo feita pela própria comunidade, com equipamentos e maquinário da Secretaria da Agricultura (Seagri) e projeto, orientação e acompanhamento da Emater-DF”, detalha. Por dia, são tubulados aproximadamente 70 metros.
Já o engenheiro-agrônomo José Voltaire Peixoto, da Diretoria de Mecanização Agrícola (Dema) da Secretaria de Agricultura, avalia que a obra tem dois aspectos positivos. “Para os produtores, garante água em volume e qualidade compatíveis com as necessidades da produção. Para o meio ambiente, elimina as perdas da condução, o que faz com que diminua o volume diário de água retirada do córrego fornecedor e impacte positivamente a situação ambiental da região”, considera.
Abordagem está prevista para passar por 11 pontos da região administrativa
Público pode conferir os produtos brasilienses no Pavilhão Pilotis, até sexta (5), das 17h às 21h, e no final de semana, das 10h às 21h; evento segue até domingo (7)
Novo trecho se conecta às ciclovias do Pistão Sul e da EPTG, que integra a cidade e promove mais segurança para ciclistas e pedestres dentro do programa Vai de Bike
São 722 oportunidades para candidatos de diferentes níveis de escolaridade, com e sem experiência